Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/04/2009 14:42 - Sansung lança TV com tecnologia LED no Brasil

A Samsung será a primeira marca a vender no Brasil televisores com a tecnologia LED, considerada a sucessora do LCD. O lançamento dos aparelhos no mercado brasileiro faz parte de uma ação mundial de marketing da multinacional coreana, que também está começando a comercializar os produtos em outros países, como os Estados Unidos.

 

O primeiro lote de televisores LED fabricado na unidade da Samsung em Manaus "saiu do forno" na semana passada e chegará às lojas em maio, afirma Marcio Portella Daniel, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da multinacional no Brasil. Simultaneamente, a empresa começou a produzir os aparelhos no México, China, Coreia e Leste Europeu.

 

Assim como todos os produtos de categorias inovadoras, os televisores de LED vão ser bem mais caros - cerca de 50% - que os similares com a tecnologia LCD. E devem atrair, nesse primeiro momento, os consumidores mais curiosos.

 

Segundo Daniel, a empresa começou a produzir em Manaus televisores de LED de 40,46 e 55 polegadas. Os modelos estão divididos em três séries, que variam de acordo com as funções oferecidas, como acesso ao " You Tube" e número de quadros transmitidos por segundo (hertz).

 

O modelo de 40 polegadas deve custar nas lojas brasileiras cerca de R$ 6,6 mil. Um televisor de LCD da Samsung do mesmo tamanho é vendido por cerca de R$ 4,5 mil.

 

As expectativas da Samsung são de que, para cada 10 televisores de LCD comercializados, conseguirá vender um aparelho de LED no Brasil este ano. As estimativas para o tamanho do mercado de LCD ainda são divergentes. Segundo Daniel, foram vendidos cerca de 2,2 milhões de aparelhos no ano passado. Para 2009, a projeção é que o consumo continue crescendo, totalizando 3,5 milhões de unidades.

 

Com a crise econômica mundial, o Brasil transformou-se em um dos poucos mercados onde as taxas de crescimento nas vendas de LCD ainda se sustentam em dois dígitos. Esse desempenho explica o interesse da Samsung em incluir o Brasil no lançamento mundial da tecnologia LED, cujos produtos foram mostrados pela multinacional coreana, em janeiro, na feira mundial do setor de Las Vegas (EUA).

 

No caso do LCD, os televisores começaram a ser fabricados em Manaus pelas grandes marcas globais a partir de 2006 e 2007, com alguns anos de atraso. Os balanços das grandes fabricantes mostram, contudo, que as margens de lucro com o LCD deixaram de ser atraentes após a forte queda nos preços mundiais, que foi precipitada pela crise. O lançamento de novas tecnologias, cujos aparelhos sempre são vendidos a preços mais altos, é crucial para as companhias.

 

A Samsung voltou a disputar o mercado brasileiro de TVs há cinco anos. A sua arquirrival, a também coreana LG, por sua vez, já vinha investindo no país e conseguiu morder uma grande fatia do mercado local. Segundo Daniel, o Brasil está hoje no topo das prioridades da Samsung, que quer conquistar a liderança em toda a categoria de áudio e vídeo no país. Segundo ele, a Samsung já é líder em LCDs no país, mas a empresa não revela os números levantados pela empresa de pesquisa GFK.

 

Em 2008, as vendas da multinacional no Brasil cresceram 31%, totalizando US$ 2,7 bilhões. "Para 2009, a nossa meta ainda é manter um aumento de dois dígitos", disse Daniel.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>