Geral
22/11/2017 11:10 - Novo selo confere garantias de origem
São Paulo - Diante da insegurança sobre a origem e qualidade dos produtos gerada pela Operação Carne Fraca, muitas indústrias e até consumidores passaram a exigir mais garantias dos fornecedores de alimentos. De olho nessa oportunidade, a Serasa Experian e a AgroTools firmaram uma parceria para criar um selo que chancela a produção sustentável.
A ferramenta, batizada de TerraSafe, permite que o produtor ou o comprador consultem o sistema para emitir um extrato socioambiental das propriedades. Esse relatório atesta se o produto negociado vem de uma área regular ou embargada, por exemplo, ou ainda se os empregados estão contratados em acordo com a lei.
O serviço já era oferecido pela AgroTools - empresa brasileira de soluções em tecnologia para o agronegócio com sede em São José dos Campos - para grandes companhias, como frigoríficos e redes de varejo. Por meio da parceria, a ferramenta poderá ser acessado por produtores e contratantes de diferentes áreas e portes.
"Nossa intenção é dar acesso a essas informações ao maior número de empresas possível, já que há uma grande preocupação com a co-resposabilidade que o comprador assume ao adquirir alimentos e matérias-primas", afirma o gerente de produtos sênior da Serasa Experian, Rafael Prado.
A preocupação com a conformidade das propriedades no que diz respeito a uma produção sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, ganhou força quando o Greenpeace divulgou um relatório, em 2008, no qual relacionava o desmatamento na Amazônia com o avanço da pecuária no bioma. "O consumidor não quer ser coadjuvante do desmatamento e a ferramenta surgiu para dar tranquilidade para quem adquiria produtos, tanto redes de varejo quanto frigoríficos", conta o sócio-fundador da AgroTools, Sérgio Rocha.
Segundo Rocha, a intenção é democratizar essa informação, com foco nas propriedades. "Desta forma, o produtor pode fazer uma auto-análise e melhorar o que for preciso, ou usar os resultados positivos para se diferenciar ao oferecer seu produto, seja carne ou grãos, no mercado", avalia Rocha. A primeira etapa da parceria envolve oferecer o produto a quem já é cliente do Serasa. No começo de 2018, a ferramenta estará disponível aos demais interessados. "A tecnologia aplicada à gestão demorou a chegar no agronegócio e temos planos de uma série de produtos nesse sentido", diz. O próximo alvo deverá ser a produção de biocombustíveis.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria