Geral
18/10/2017 11:20 - Segmento de orgânicos cresce, mas ainda enfrenta desafios
São Paulo - O mercado de produtos orgânicos tem um forte potencial de crescimento no Brasil e vem chamando a atenção de grandes players da indústria. No entanto, a expansão ainda esbarra em desafios para uma produção em larga escala.
No ano passado, esse segmento movimentou R$ 3 bilhões - considerando a produção agrícola e varejo. Para 2017 a previsão é de chegar a R$ 3,7 bilhões, alta de até 25%, segundo o diretor do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis Brasil), Ming Liu.
A estimativa se deve a uma série de fatores, a começar pelas fusões e aquisições que estão agitando esse mercado, como a compra da empresa de produtos orgânicos e naturais Mãe Terra pela gigante Unilever, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no último dia 11. "Quando grandes empresas começam a entrar no mercado, aumenta a oferta de produtos e o acesso do público, o que promove o crescimento de toda a cadeia", avalia o diretor.
Além desse impulso, Liu destaca o crescente número de feiras que vendem alimentos orgânicos. De acordo com o Mapa de Feiras Livres do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), atualizado em setembro deste ano, são quase 650 pontos de venda no País. "O consumidor busca rastreabilidade - quer saber a origem de seu alimento - e quer ter a garantia de que o produto é saudável", diz Liu.
Ao mesmo tempo, o consumidor tem buscado nas feiras e nos serviços de entrega de cestas a domicílio opções mais baratas, comenta a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner.
Uma pesquisa recente encomendada pela Organis mostra que para 41% dos consumidores, o preço é um limitador para finalizar a compra de algum tipo de produto orgânico.
"O varejo trabalha com margens muito elevadas, o que prejudica a venda", salienta. "Também é preciso que as redes façam parcerias com os produtores para fomentar o cultivo de orgânicos", avalia ela.
Potencial
O proprietário da Fazenda da Toca, Pedro Paulo Diniz, que desde 2009 se dedica à produção de orgânicos em Itirapina, SP, defende um esforço coletivo para tornar os produtos mais acessíveis. "Com certeza o preço é uma barreira ao consumidor, mas acredito que dá para produzir de forma competitiva e com preço acessível" se houver uma parceria entre produtores e varejistas.
Diniz também estima um crescimento de mais de 20% neste ano. "A produção de alimentos orgânicos no Brasil tem um potencial enorme, uma vez que ocupa menos de 1% da área de agricultura do País, e tem uma grande possibilidade de melhorar sua estruturar."
Embora a perspectiva seja positiva, o setor ainda encontra uma série de dificuldades para consolidar sua expansão. "Este ainda é um mercado em construção", observa Wachsner. Na pecuária, por exemplo, a produção de grãos orgânicos é um entrave para a criação de animais, sejam bovinos, aves ou suínos. Essa oferta escassa pesa especialmente para aves, que dependem muito dos grãos para a alimentação. "Temos frango caipira e sustentável, mas orgânico mesmo são poucas as opções e o valor para o consumidor é alto", ressalta a coordenadora. O mesmo vale, na opinião dela, para a produção de leite orgânico.
Na produção de frutas, Wachsner também alerta para a falta de escala na produção. "No Sul do País, algumas cooperativas já têm produção suficiente e, inclusive, fabricam sucos orgânicos, mas essa ainda não é a maioria do mercado", opina.
Wachsner ainda critica o cadastro de produtores do Ministério da Agricultura (Mapa). "Temos a estimativa de que a área cultivada seja de 1 milhão de hectares e 15 mil unidades de produção no País, mas não temos certeza, já que o cadastro não exige esse tipo de informação do produtor que é fundamental para definirmos estratégias", argumenta.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria