Geral
02/08/2017 12:20 - Indicador de vendas da Mastercard apura alta de 1,1% nas vendas no 2º trimestre
As vendas totais do varejo cresceram 1,1% no segundo trimestre em relação ao período compreendido de abril a junho do ano passado, segundo o SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. Esta foi a primeira vez em dois anos que o volume de vendas mostrou expansão no acumulado do segundo trimestre.
Em junho, as vendas cresceram 2,6% em relação ao mesmo mês em 2017. Em maio, na mesma base de comparação, o SpendingPulse já havia registrado crescimento. Os setores como supermercados e móveis e eletrodomésticos cresceram acima das vendas totais; enquanto vestuário, artigos de uso pessoal e doméstico, combustíveis, artigos farmacêuticos, material de construção e restaurantes tiveram desempenho abaixo.
O setor de e-commerce cresceu 18,9% em junho na comparação com o mesmo período do ano anterior, mantendo a forte expansão dos últimos meses. Os setores de móveis, vestuário e eletrônicos tiveram resultados superiores à média do canal de distribuição, enquanto hobby e livraria e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento do canal.
Só na semana que antecedeu o Dia dos Namorados, o comércio registrou um crescimento de 1,2% nas vendas comparativamente ao mesmo período em 2016. Quando analisado por regiões, o Sul e o Sudeste apresentaram crescimento das vendas acima da média com taxas de expansão de 4% e 3%, respectivamente. No Norte, as vendas cresceram 1,4% e 2,1%, respectivamente, enquanto o Centro-Oeste foi a única região a registrar queda.
"O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com perspectiva de manutenção da alta taxa de desemprego e, consequentemente, a deterioração do crescimento da massa salarial", avaliou o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima. Contudo, de acordo com o economista, mesmo com este panorama instável, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses.
Fonte: Estadão Conteúdo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria