Geral
03/07/2017 11:33 - Pecuária leiteira: Setor busca meios para crescer
O setor produtivo do leite se reuniu nesta sexta-feira, durante a 14ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte, para discutir os rumos da atividade.
No seminário "Repensando o futuro da produção de Leite", foram discutidos temas como a nanotecnologia, sustentabilidade, implantação de tecnologias de ponta, a necessidade de reformulação do sistema sindical, e a promoção da sucessão familiar. O evento foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite).
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, a pecuária leiteira precisa avançar para acompanhar o desenvolvimento de outros setores que, além de abastecerem o mercado interno, também exportam, como as carnes, o café e o setor sucroalcooleiro. Promover a aproximação do setor leiteiro com o meio acadêmico e as entidades de pesquisa é uma das formas de conhecer o que há de novo no mercado e implantar nas fazendas.
"Nós queremos repensar a produção primária do leite. Para isso, o evento abordou temas atuais e futurísticos incluindo a nanotecnologia, a transformação dos resíduos - que sempre foram um problema nas fazendas - em produtos e também a sucessão familiar que é um grande desafio do setor. O setor precisa de políticas públicas e o produtor tem que correr atrás do desenvolvimento, porque diferente das outras áreas do agronegócio, o setor leiteiro está ficando pra trás. Nosso objetivo é dar um choque, repensar a atividade trazendo a academia e a pesquisa para junto do setor para começarmos a entender qual é o caminho e fazer do Brasil um exportador de leite".
Medicamentos
Dentre as inovações voltadas para a pecuária de leite, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Humberto Brandão, mostrou como a nanotecnologia tem papel importante no desenvolvimento de produtos, principalmente de medicamentos. Entre as vantagens, está a possibilidade de produzi-los com doses menores e com ação ágil e mais eficaz, contribuindo para a cura rápida do animal e para a redução de efeitos colaterais.
Outro assunto abordado foi o aproveitamento dos resíduos gerados pelos animais. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otênio, apresentou aos pecuaristas os sistemas utilizados. Segundo ele, com a instalação de biodigestores, é possível reaproveitar os resíduos e promover a transformação dos mesmos em produtos, como o biogás e os biofertilizantes. Além do sistema ser sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente, o biofertilizante reduz o uso de químicos na produção agrícola, seja de capim, cana-de-açúcar ou milho, gerando economia e favorecendo uma produção mais competitiva.
Sucessão
Outro grande desafio é a sucessão para a continuidade dos negócios familiares no campo, principalmente da atividade leiteira, que tem grande importância econômica para Minas Gerais.
De acordo com o assessor de planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), Celso Furtado, o assunto é prioridade na pauta da agropecuária contemporânea. Em Minas Gerais, está em fase de implantação o Projeto Sucessão no Campo, que tem como objetivo formar sucessores e preservar a continuidade do negócio familiar. A descontinuidade da atividade tem como um dos fatores a falta de interesse dos jovens, o que muitas vezes está relacionada à baixa rentabilidade, ao desconhecimento da importância da agropecuária na economia do País e ao baixo investimento em gestão.
"O projeto vem colaborar, através da preparação do jovem, para o processo de sucessão. Os envolvidos passam por um processo que inclui ações motivacionais, de capacitação técnica, diagnóstico das fazendas e formulação de ações a serem desenvolvidas pelo sucessor e sucedido", explicou Furtado.
Fonte: Diário do Comércio de Minas
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria