Geral
15/04/2009 11:54 - Mercado estima queda de vendas do Carrefour
O Carrefour, o maior varejista da Europa, deverá divulgar esta semana a primeira queda trimestral de suas vendas dos últimos seis anos, com a retração dos consumidores franceses e espanhóis e a desaceleração do crescimento na China.
Segundo a média das estimativas de seis analistas consultados pela Bloomberg, a receita do grupo no período de três meses encerrado em 31 de março deve ter caído 1,7%, para € 22,98 bilhões (US$ 30,5 bilhões), em relação aos € 23,38 bilhões do mesmo período do ano passado. Se confirmada, essa será a primeira queda da receita desde o primeiro trimestre de 2003. Excetuando-se aquisições, alienações e oscilações cambiais, as vendas recuaram 3,1%, mostra a pesquisa.
O Carrefour enfrenta dificuldades para reverter a queda de suas vendas na França e na Espanha, seus dois maiores mercados, num momento em que os consumidores reduzem as compras de produtos para casa e migram para marcas de alimentos mais baratas. Lars Olofsson, que sucedeu a José Luis Durán como principal executivo em janeiro, prometeu intensificar os abatimentos de preços e se concentrar na melhoria do desempenho no mercado de origem do Carrefour, responsável por cerca de 50% da varejista.
"Prevemos o recuo das vendas diante das condições muito difíceis da economia", disse Nicolas Champ, analista da Oddo & Cie., em nota. "A receita da Ásia será corroída pelo declínio da demanda por produtos não- alimentícios."
As vendas na França caíram provavelmente 4%, para € 9,7 bilhões, mostra a pesquisa. A comercialização de produtos não alimentícios, como eletrodomésticos e produtos eletrônicos para casa, nas megalojas francesas da empresa vêm recuando desde o início de 2008. Olofsson, ex-executivo da Nestlé, pretende reduzir os custos operacionais do Carrefour em € 500 milhões e empregar o dinheiro para financiar marketing e descontos.
A empresa pretende divulgar resultados amanhã, depois do fechamento do pregão francês.
Veículo: Gazeta Mercantil

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria