Geral
15/05/2017 11:45 - Idosos já ocupam parcela representativa no comércio
O acelerado envelhecimento da população e as demandas nem sempre atendidas do consumidor com mais de 60 anos tornam a faixa etária um mercado com alto potencial de crescimento para o varejo e indústria. E a fatia demográfica ocupada por homens e mulheres da terceira idade deve se expandir na região, com salto de 16,3% do total, em 2017, para 22,7%, segundo projeções da Fundação Seade.
Estudo divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta o cliente com idade superior a 60 anos como a "bola da vez", à qual os estabelecimentos devem ficar mais atentos. Na avaliação do diretor-regional da Apas, Nilton Cesar Orsi, o público sênior já ocupa uma parcela representativa do consumo interno local, como ele já observa nos próprios estabelecimentos situados na região de Araçatuba.
Para ele, o aumento da presença de linhas de produtos light, diet, orgânicos e naturais de pequeno, médio e grande porte é um sinal do empoderamento do consumidor da terceira idade, que tem uma preocupação maior com alimentação saudável e também uma forma de atender o público mais jovem, que toma cuidados para chegar com vitalidade na terceira idade. Como o consumidor procura mais por esses itens, as lojas passam a oferecê-los em maior número. "Há grandes oportunidades, às quais os mercados já estão se adequando, mas que precisam olhar com mais atenção", diz.
"Eu sou muito exigente. Exijo meus direitos", afirma, com orgulho, Ivelise Soares Alfenas, moradora de Araçatuba, com 73 anos. Ela conta que "bate o pé" quando vai a um estabelecimento onde os atendentes não respeitam o idoso, lojas cujos açougues não possuem fila preferencial para terceira idade ou quando as empresas de ônibus não cumprem as regras para disponibilidade de assentos e passagens para maiores de 60 anos. "Cobro mesmo. Já apelei para gerente, no caso das lojas. E já liguei para deputado tomar providência com os ônibus", afirma.
O bom preço é determinante para as compras de José Antônio de Oliveira, 73 anos, também de Araçatuba. "Geralmente escolho bem a mercadoria, mas vou mais pelo preço. Vejo anúncios e já venho com a ideia pronta do que pegar", diz.
Fonte: Folha da Região - Araçatuba
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria