Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/04/2009 13:35 - Muda composição de forças no mercado de genéricos

A aquisição da Medley pela Sanofi-Aventis, na última semana, muda a composição de forças no mercado brasileiro de genéricos . Com a compra, fechada pelo valor de € 500 milhões, o grupo farmacêutico francês assume a liderança do segmento na América Latina, atingindo uma participação de 12% no Brasil. Assim, amplia a presença do capital estrangeiro no mercado local de genéricos - ao lado da Sandoz/Novartis - área até agora dominada por empresas brasileiras como EMS, Eurofarma e Aché.

 

"Isso mostra a força do setor e também que o processo de inovação não está assim tão promissor", diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), Odnir Finotti. Segundo ele, com o vencimento de muitas patentes em um ritmo maior do que se consegue repor, muitos laboratórios se movimentam mais rapidamente para fazer aquisições na área de genéricos.

 

Recentemente, a Sanofi também comprou uma fabricante mexicana de genéricos, os laboratórios Kendrick,e adquiriu por US$ 2 bilhões a produtora tcheca de medicamentos genéricos Zentiva, pulando da 23 para 11 posição entre os maiores fabricantes desse tipo de remédio no mundo.
"Esse movimento já era esperado até porque empresa de genérico é geradora de caixa", afirma o sócio da Mussolini Assessoria em Negócios, Nelson Mussolini.

 

Para Mussolini e Finotti, exatamente por isso, o mercado de genéricos deve assistir a novas aquisições como esta. São esperados movimentos das gigantes mundiais, como a israelense Teva e da indiana Ranbaxy, que, segundo fontes do mercado, estuda expansão no mercado brasileiro. Tudo isso pode tornar cada vez mais distante o sonho do governo de criação de uma grande farmacêutica nacional. "Agora, o governo pode ajudar empresas nacionais a buscar oportunidades lá fora para ter acesso à novas tecnologias", diz Finotti.

 

"Essa aquisição satisfaz dois objetivos estratégicos: por um lado permite à Sanofi se fortalecer no segmento de medicamentos vendidos sob receita e por outro amplia consideravelmente a presença da empresa em um país emergente de rápido crescimento", disse o analista da corretora CM-CIC, Arsene Guekam

 

A Medley é a terceira maior farmacêutica do mercado brasileiro e líder em genéricos, com faturamento de R$ 458 milhões, dos quais mais de dois terços provenientes de sua atividade de genérico. Com um portfólio de 127 produtos, o laboratório brasileiro se preparou para acompanhar o vigoroso crescimento desse mercado, que só em 2008 registrou alta de 18,9%, com a comercialização de 277,1 milhões de unidades frente as 233 milhões do ano anterior. Juntas, as indústrias do segmento movimentaram US$ 2 bilhões no período, crescimento de 33% em relação a 2007, quando as vendas somaram US$ 1, 522 bilhão, conforme dados da Pró Genéricos. A avaliação de € 500 milhões incluiu a dívida de € 170 milhões, segundo um porta-voz da Sanofi, em Paris. Representantes da Medley e da Sanofi no País alegaram que não poderiam comentar a aquisição.

 

Marketing esportivo

 

A venda da Medley deve ter impacto também no cenário esportivo. Com uma intensa atuação - tendo patrocinado clubes de volei, volei de praia e, principalmente, mantendo uma equipe na Stock Car - a farmacêutica vinha encolhendo seus investimentos desde 2008. Segundo o responsável pela comunicação na área esportiva, Marcio Fonseca, o patrocínio ao volei já havia sido cancelado e a Stock Car, onde corre o filho do ex-proprietário da Medley, Xande Negrão, deve ser mantida até o final do ano. "Esperamos que os novos donos continuem com o patrocínio, boa parte da força da marca junto ao consumidor foi conquistada nas pistas".

 

Veículo: Gazeta Mercantil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>