Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/04/2017 08:00 - Regra para rótulos pouco clara prejudica alimentícias

São Paulo - Sem clareza e modernização das regras de rotulagem dos alimentos, as fabricantes têm enfrentado dificuldades para atender todas as exigências na hora de expor seus produtos. Para as indústrias menores, a dificuldade para entender e adequar as embalagens é ainda maior, além de algumas regras imporem limitações na divulgação de dados no rótulo.

 

"A nossa principal linha de comunicação é a embalagem, porque somos pequenos e não podemos investir muito em outros formatos de divulgação", conta o diretor executivo da WNutritional, Daniel Feferbaum. A empresa é dona da linha de sucos Luminus.

 

Segundo o executivo, a estratégia de divulgação dos produtos inclui colocar na embalagem o máximo de informações possível sobre a composição (os ingredientes) Ele destaca, porém, que a regulamentação do setor não permite apontar na embalagem os benefícios da bebida. "Só podemos colocar no rótulo os ingredientes e contar que o consumidor final vai saber quais benefícios aquelas substâncias proporcionam", afirma ele.

 

Avaliação similar é feita pelo gerente de marketing da Superbom, David Oliveira, que considera complicada a adoção de algumas palavras em embalagens de alimentos. "Sempre adquirimos pesquisas de mercado que nos orientam sobre o que o consumidor final busca nas embalagens e como essas informações são decisivas para a venda. Mas aplicar isso ainda é um desafio", diz ele.

 

O executivo da Superbom lembra que uma das pesquisas apontava a relevância do uso da expressão "rico em" para estimular a demanda. No entanto, Oliveira explica que a regulação permite apenas o uso desse termo para embalagens com maior volume.

 

"O piso da legislação para que se possa usar o termo 'rico em' é de 100 gramas. Então o problema é quando se quer vender porções em embalagens menores, segmento que têm apresentado melhor desempenho, e não se pode destacar no rótulo que o produto é rico, por exemplo, em fibras", explica o executivo.

 

Oliveira cita ainda outros dois casos nos quais a Superbom teve que alterar os produtos e as embalagens para se adequar às regras de rotulagem. No primeiro caso, era um suco da linha light. "Como o próprio suco da fruta possui açúcar, tivemos que reduzir em quase 10% o percentual de suco natural usado para não ultrapassar o limite e poder enquadrar como light", cita.

 

Em outro caso, a fabricante, que é conhecida por desenvolver produtos que atendem a demanda de vegetarianos, desenvolveu um produto similar ao queijo, mas sem leite.

"O produto foi lançado como queijo vegano sem leite, mas tivemos que alterar o rótulo, porque para a legislação, todo alimento que se chama queijo tem que vir da origem do leite", comenta o executivo.

 

Selo

Para Feferbaum, da WNutritional, uma alternativa para atrair a atenção dos brasileiros foi adotar o uso de selos nas embalagens. "Nos apoiamos muito em certificações, que são fundamentais para mostrar a qualidade e finalidade do produto, como o selo para diabéticos, para a comunidade judaíca e a certificação orgânica", detalha o diretor.

A Superbom também utiliza selos nas embalagens, como o da sociedade que representa os vegetarianos no Brasil. "Já usamos outros selos, mas deixamos de adotar por causa da legislação, que proibiu um deles", diz Oliveira.

 

 

Jéssica Kruckenfellner


Fonte: DCI - São Paulo


 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>