Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/04/2009 13:48 - Vendas de última hora vão salvar a Páscoa, prevê o varejo

Apesar da pouca expectativa do varejo com as vendas de Páscoa deste ano, por conta da crise e dos anúncios de corte nas empresas, que têm reduzido a confiança do consumidor, cada vez mais preocupado com o bolso e com o acúmulo de dívidas, algumas redes do varejo, como a doçaria Ofner, estão ainda otimistas com as vendas. Na verdade, elas mantêm a expectativa de que os consumidores deverão manter o perfil de recorrer às lojas para as compras na última hora.

 

De acordo com o diretor comercial da Ofner, Laury Roman, a empresa produziu 50 toneladas de produtos de Páscoa e prevê vender este ano 2,5% mais do que no ano passado. Roman diz que 70% das vendas serão feitas esta semana, possivelmente. "Grande parte dos clientes deixa para comprar na última hora", diz.

 

Mesmo atento ao cenário de cautela, por conta de a confiança do consumidor apresentar índices de queda nos últimos meses, o humor da rede paranaense Super Muffato, que aumentou sua atenção com relação ao feriado da Semana Santa, parece não ter mudado. A empresa prevê ainda que o volume de consumo de produtos como peixes, por exemplo, passe de 100% em relação a outras datas.

 

Marcos Wichoski, gerente da empresa, explica que os chocolates também entram na lista dos mais procurados na companhia, e este ano o gerente acredita no aumento das vendas de ovos de Páscoa devido às inúmeras promoções dos fabricantes de chocolate, como a que oferece viagem ao exterior e uma casa, prêmios instantâneos em dinheiro e o tradicional 'compre dois, leve' um terceiro item grátis.

 

Líder no varejo brasileiro, seguido de perto pelo Grupo Pão de Açúcar e pelo Wal-Mart, o Carrefour é outro bastante otimista e prevê crescer 14% nas vendas de chocolates durante a Páscoa, em relação ao mesmo período de 2008. Com mais de 7 milhões de ovos de chocolate, de 152 tipos diferentes, a variedade do Carrefour busca atender aos mais diversos paladares. Além das tradicionais marcas, como Lacta, Nestlé, Cacau Show e Arcor, entre outras, a rede disponibilizou este ano 52 lançamentos.

 

Os ovos de Páscoa com a marca própria Carrefour, que representam 2 milhões de unidades, têm sido um filão da companhia. A linha traz produtos com famosos personagens infantis, como Mickey, Clone Wars e Fofolete Princesas. Outro destaque é o Ovo de Páscoa Viver Zero Açúcar (250g), com 25% menos calorias, rico em fibras e 0% de gordura trans.

 

Toneladas

 

A rede paulista Sonda Supermercados, que teve no último trimestre seu melhor desempenho dos últimos 11 anos, com faturamento de R$ 300 milhões, comprou 120 toneladas de chocolate este ano, 20 a mais quando comparado ao ano passado.

 

De acordo com Roberto Moreno, diretor financeiro da supermercadista, em entrevista ao DCI, as vendas no período devem surpreender, sim, e a expectativa é de que elas deverão ser até em torno de 10% maiores. "Já estamos vendendo bastante, principalmente os ovos pequenos. Este ano a data encontrará um momento em que o poder aquisitivo da população está maior e o consumo, mais acelerado, por isso acreditamos que o desempenho será bom", afirmou Roberto Moreno.

 

De maneira geral, ele aponta a que a população começou a se alimentar melhor e destinar mais parte de seu salário para este tipo de compra, tanto que a venda na categoria de bebidas que abrange cerveja, refrigerante e suco tem tido aumento, o mesmo acontecendo com a área de açougue, com a venda de carne.

 

Mau humor

 

Apesar do otimismo dessas empresas, um termômetro chama a atenção do setor: a sondagem realizada pela Serasa Experian junto a 1.015 empresários do varejo de todo o País, A pesquisa aponta, entre os comerciantes entrevistados, expectativa de queda com relação à receita de vendas na Páscoa deste ano, em comparação com o ano passado. Somente 28% esperam crescimento da receita este ano.

 

O pessimismo dos empresários pode ser detectado nas respostas sobre as formas de pagamento previstas: eles esperam 50% de vendas a vista e 50% de vendas a prazo. Na Páscoa do ano passado, havia um desequilíbrio a favor das vendas a prazo (em geral, de maior valor) - 57% a 43%. "A exata proporção entre vendas a vista e a prazo confirma que o consumidor não pretende se endividar nesta Páscoa", avalia a Serasa Experian.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>