Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/04/2009 11:34 - Ericsson reforça presença no Brasil

Na contramão dos tempos de cortes na produção e freio nos investimentos, a sueca Ericsson inaugura hoje a ampliação de sua fábrica no Brasil, localizada em São José dos Campos (SP). Foram destinados R$ 15 milhões para a produção de infraestrutura de rede na telefonia celular, transmissão e sistemas ópticos.

 

"O Brasil é um dos 'dez mais' nos negócios da Ericsson", diz ao Valor o presidente global da companhia sueca, Carl-Henric Svanberg. A empresa atua em 175 países e aqui, em especial, as vendas vêm crescendo. A Ericsson tem contrato com a maioria das operadoras brasileiras e a produção local é exportada para países vizinhos latino-americanos.

 

Mesmo no exterior, Svanberg diz acreditar que o setor de telecomunicações será um dos menos impactados com a crise internacional. "Telefone hoje é uma necessidade. O tráfego continua crescendo e as operadoras em geral estão em boa situação financeira. Podem investir quando precisarem. Nosso setor será um dos menos afetados", diz.

 

Segundo Svanberg, apesar da alta penetração da telefonia celular, estamos apenas no começo de "uma nova era". Ele diz que a banda larga móvel, por exemplo, tem tudo para mudar a sociedade. "Temos 4 bilhões de telefones celulares no mundo. Mas o mercado de banda larga é ainda nascente. Cresce quatro a cinco vezes ano a ano, o que significa mais negócios, mais investimentos", afirma.

 

"Veja o presidente Lula. Ele quer levar a banda larga para todo o país, acabar com as áreas isoladas. Quer ter certeza que a internet é para todo mundo. As mudanças maiores serão no que se pode prover de serviços para a sociedade. No tratamento de saúde, na burocracia em geral, na educação. Em qualquer lugar poderemos acompanhar diferentes cursos, com os melhores professores, tudo pela rede (internet)", avalia.

 

O atual cenário de incerteza quanto ao desempenho da economia mundial, entretanto, levou a Ericsson, uma das líderes mundiais do setor, a preparar-se para os tempos de adversidade. No fim de janeiro, a empresa anunciou em sua sede, em Estocolmo, o corte de 6 mil postos de trabalho e uma queda nos lucros. Os dados de 2008 ainda não foram divulgados, mas as estimativas são de que no Brasil a empresa tenha faturado R$ 2 bilhões.

 

A evolução tecnológica, diz o executivo, teve um peso importante no corte de vagas. A Ericsson emprega 70 mil pessoas, sendo 20 mil na área de pesquisa e desenvolvimento. Svanberg explica que o aumento das soluções IP está causando uma transformação na infraestrutura das redes de telecomunicações. Baseados no protocolo da internet (em inglês, Internet Protocol ou IP), esses sistemas estão provocando uma substituição gradativa da rede de telefonia.
"São mudanças que estão acontecendo passo a passo. Com a tecnologia IP podemos reutilizar o equipamento para diferentes plataformas e há casos em que também o software", explica.

 

Independentemente de tecnologia e de crise, a concorrência acirrada dos fabricantes asiáticos mexe com o setor uma vez que estão jogando os preços para baixo. Para o executivo, cobrar mais barato faz parte dos esforços para conquistar mercado. Mas descarta que ameacem. Ele diz que a briga continua entre os tradicionais do setor: Ericsson, Alcatel Lucent e Nokia Siemens.

 

Acompanhado da presidente da Ericsson no Brasil, a engenheira Fátima Raimond, o executivo-chefe conversou com o Valor, sexta-feira, na Marina da Glória, no Rio, uma área de parada dos veleiros que participam da Volvo Ocean Race. A Ericsson concorre com barco próprio.

 

Svanberg também veio para comemorar os 85 anos da empresa no país, uma festa que contou com a presença da princesa Vitória, a primeira na sucessão do trono de seu país.
Mas a Ericsson chegou aqui antes disso. O fundador, Lars Magnus Ericsson, conheceu Dom Pedro II em 1876, em uma feira de tecnologia na Filadélfia (EUA), a mesma onde o imperador esteve com o inventor do telefone, Alexander Graham Bell. Ericsson veio ao país anos depois para entregar ao imperador sistemas de telefonia. Dom Pedro foi dono de um dos primeiros telefones residenciais do mundo. Fazia a comunicação do palácio de veraneio em Petrópolis com a residência imperial no Rio, em São Cristóvão.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>