Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/11/2016 14:57 - Aplicativos e sites crescem com soluções para produtores rurais

Vacas holandesas em fazenda em Descalvado (SP), que usa plataforma de negociação on-line


O uso de ferramentas digitais, como aplicativos que gerenciam fazendas e sites que ajudam a prever o clima, está em crescimento na agricultura brasileira e movimenta o mercado de startups. Essas empresas encontram facilidade para obter investimento, mas também uma serie de barreiras para expandir -de questões estruturais, como o acesso ruim à internet em alguns locais, à dificuldades para criar um modelo de negócio adequado ao setor agrícola, ainda reticente as inovações.


"A interação dos negócios com o produtor rural está se transformando. Existe uma insegurança por um lado, porque é um setor que preza muito pela tradição, mas por outro necessita de mais velocidade e informação", diz Fábio Matuoka Mizumoto, professor especializado em agronegócio da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas). "O mercado agrícola é muito aberto à tecnologia, só que não é digital. Então temos que transformar o cliente em alguém que usa e confia nessas ferramentas", diz o biólogo Antônio Morelli, que atuou dez anos como consultor no setor rural.


Há dois anos ele decidiu abrir a startup AgroNow, ao lado de três sócios. A plataforma on-line da empresa usa uma mescla de dados históricos e imagens de satélites para monitorar e prever o resultado de uma determinada plantação. Para colocar a ideia em prática foram quatro anos desenvolvendo um algoritmo que fazia a análise dos dados e depois mais dois anos para criar a empresa.


"Tivemos um desafio tecnológico, de como transformar um algoritmo matemático em um processo automatizado. E depois veio o desafio comercial", afirma ele.
A AgroNow entrou em funcionamento em fevereiro de 2016, após receber R$ 2,5 milhões de um fundo de investimentos. A previsão é fechar o ano com um faturamento de cerca de R$ 1,5 milhão, segundo Morelli.
"A transformação digital que vivemos hoje é muito clara, e no setor agrícola não é diferente", diz Mateus Barros, da The Climate Corporate. A empresa, que pertence à Monsanto, criou um fundo para investir nas "agritechs" -nome usado no mercado para se referir a startups de agricultura.


APROXIMAÇÃO


Segundo o consultor do Sebrae-SP Fabio Brass, outra vantagem da evolução digital é oferecer ao produtores a possibilidade de gerenciar a produção a distância. "O produtor rural é muito isolado e disperso, então precisa de ferramentas que encurtem o acesso às informações."
Foi de olho nisso que a BovControl nasceu em 2013. Ela oferece um aplicativo que permite ao dono ter acesso a dados da fazenda, como informações financeiras e de pastagem, de qualquer lugar. Aos poucos, a empresa ampliou o escopo e incluiu também outras áreas do agronegócio.


"Começamos como um aplicativo que ajuda a vida do dono da fazenda e hoje somos uma plataforma que visa toda a cadeia. Nosso usuário não é mais só o pequeno produtor", diz Marcelo Murachovsky, head designer da companhia.
As mudanças facilitaram o crescimento da empresa, que em 2014 mudou sua sede de São Paulo para San Francisco, nos Estados Unidos e já está presente em 30 mil fazendas no mundo.


Uma mudança no meio do caminho também aconteceu com a CBC Negócios, que permite a compra e venda de produtos agrícolas pela internet. Ao entrar em funcionamento, no fim de 2015, ela cobrava uma taxa por cada transação feita pela plataforma.

"Como a margem de lucro do produtor é muito pequena, qualquer valor cobrado é alto, e percebemos isso", diz o diretor de operações da empresa, Eder Campos.A solução foi alterar o modelo e cobrar apenas uma taxa de assinatura do serviço. "Depois da mudança, passamos a crescer mais de 20% ao mês", afirma o executivo.


'POPEYE'


De olho no potencial do mercado de startups agrícolas, grandes companhias têm criado iniciativas para investir na área e não ficar para trás.
"A inovação não vai sair só das grandes corporações. As startups estão atrás de soluções que beneficiam todo o mercado, está tudo ligado", diz Barros, da The Climate Corporation. Em parceria com a Microsoft, a empresa criou um fundo de R$ 300 milhões destinado a iniciativas brasileiras.


A primeira rodada de aporte começou em agosto e teve 80 interessados. As escolhidas ainda estão sendo definidas e receberão entre R$ 250 mil e R$ 1,5 milhão. A segunda rodada de inscrições começou na última quinta (24). A alemã Basf criou iniciativa semelhante para toda na América Latina. O projeto oferece até R$ 150 mil e monitoria por até dez meses -depois desse período, a empresa iniciante deve buscar novos investimentos no mercado.


"A ideia é que o projeto funcione como o espinafre do Popeye, fazendo a empresa crescer", diz Almir Araújo, gerente da Basf.
"A iniciativa faz parte de uma estratégia de levar a digitalização ao campo. A ideia é criar junto com as startups, não adianta apenas fazer o investimento", por isso temos um programa completo", diz Araújo.


Os fundos buscam empresas em estágio inicial, mas que já estejam em operação. "Antes disso, é melhor o empreendedor amadurecer a ideia antes de apresentar ao mercado", afirma Araújo. Para Brass, do Sebrae-SP, as iniciativas são uma prova do aquecimento do setor. "Temos hoje um elevado número de startups com crescimento de demanda, principalmente promovido pela disponibilidade de fundos", afirma."Hoje se alguém tem interesse, consegue o investimento, seja público seja privado", completa ele.

 

 

Fonte: Folha de SP

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>