Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/04/2009 14:01 - Brasil é pobre em variedade na gôndola

Recém chegado ao Brasil, o novo presidente da Nielsen Brasil, o mexicano Eduardo Ragasol, percebeu que, na mudança, esqueceu-se de trazer alguns itens de uso pessoal. Foi, então, a um supermercado. Não achou. "Está difícil encontrar desodorante antitranspirante em barra", disse ele, que há um mês e meio está ocupando a presidência da empresa líder em pesquisas de mercado, no lugar de Sergio Radwanski, que, segundo comunicado da Nielsen, resolveu dedicar-se a projetos pessoais.

 

Mas a falta do desodorante não preocupa Ragasol. "A tendência inevitável para o mercado brasileiro é se segmentar. Isso já começou há um ano ou dois, para certas categorias de produto. É um processo inevitável. Em breve, alguém vai lançar o desodorante em barra", afirma ele.

 

O fenômeno da segmentação provoca a expansão de cada categoria de produtos, diz o executivo, que até o início do ano era o vice-presidente de serviços para clientes para a América Latina da Nielsen. Ou seja: mais marcas, mais versões, diferentes embalagens, novos nichos para um mesmo bem de consumo. "O mercado aqui é grande, mas pobre em segmentação", afirma. "Em qualquer supermercado do México, por exemplo, há no mínimo dois corredores repletos de cosméticos e itens de higiene pessoal. Aqui, há no máximo um", exemplifica Ragasol.

 

Nem mesmo a crise financeira é capaz de deter o processo de segmentação. "Ela pode atrasar essa tendência em alguns setores, mas acelera em outros", explica ele, com base em dados pertencentes à pesquisa "O consumidor brasileiro e a crise", que a Nielsen divulga amanhã. Sabão para roupas e creme dental, por exemplo, são algumas das categorias que devem ganhar mais versões de produtos. São produtos de mercados maduros, com presença maciça nos lares e com poucas marcas dominando mais de 80% das vendas. Para crescer, elas não têm outra saída a não ser criar novidades. A Unilever, por exemplo, acaba de lançar o sabão em pó para tanquinho. Categorias como desinfetantes e tinturas para cabelo, por outro lado, têm muitas marcas concorrendo entre si. Na crise, o consumidor migra para a mais barata ou alonga o uso do item. Na tintura, por exemplo, alonga-se o intervalo entre uma aplicação e outra para economizar.

 

Nesse sentido, o desafio de Ragasol à frente da Nielsen é desenvolver pesquisas cada vez mais abrangentes e ao mesmo tempo pontuais, em linha com a segmentação. "A maior preocupação da indústria são as incertezas do mercado. Nada melhor para combatê-las que informação precisa. Esse é o nosso produto."

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>