Geral
06/10/2016 12:45 - Mais de 96% dos varejistas são PMEs
No ato da compra: lojista menor fatura bem menos que grandes
Das 1.647 mil empresas do comércio no País, 96,3% são de pequeno e médio porte, as quais são responsáveis por 53,5% dos empregos e 27,1% da receita do segmento.
Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as micro e pequenas empresas exercem um papel fundamental na economia brasileira e o foco do setor público deve ser o de proporcionar condições para viabilizar seu crescimento e, consequentemente, que se tornem empresas de maior porte ao longo do tempo - ao contrário do que ocorre hoje, quando mais de 50% das micro e pequenas empresas encerram atividades em até cinco anos.
Segundo a entidade, do total de empresas atuantes no comércio varejista, praticamente 97% são micro e pequenas empresas. No atacado essa proporção é de 93%, segundo a FecomercioSP.
Faturamento
O impacto delas no faturamento total do segmento, no entanto, é bem menor. Elas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Com isso, em valores nominais, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano, enquanto as grandes empresas faturam mais de R$ 23 milhões por ano. No caso das atacadistas, a receita média das micro e pequenas é de R$ 1,3 milhão por ano e das maiores de R$ 79,5 milhões.
Adicionalmente, informa o estudo da Federação, os salários pagos nas micro e pequenas empresas do comércio são 28,8% menores em relação às grandes companhias - cerca de R$ 1.033 contra R$ 1.932 e uma média de R$ 1.451. "Assim, verificou-se um certo 'caos' produtivo nas micro e pequenas empresas já que a geração de receita anual por empregado é 49% abaixo da média, isto é, R$ 141 mil contra uma média de R$ 279 mil e R$ 437 mil nas empresas de grande porte, o que as posicionam como menos competitivas no mercado", dizia o relatório.
Sobre o desempenho dessas empresas no último ano, a assessoria econômica da FecomercioSP exalta o avanço das medidas de incentivo para as micro e pequenas empresas nos últimos anos, porém, ainda considera insuficiente. "Algumas medidas são fundamentais que envolvem, por exemplo, burocracia, precisam ser revistas", dizia o estudo.
Veículo: DCI
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