Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/04/2009 12:06 - Mercado de lâmpadas fluorescentes compactas aumenta 25% no ano

A morte das gastadoras lâmpadas incandescentes já foi anunciada por algumas fabricantes em determinadas regiões do mundo. A Philips, por exemplo, deixará de produzir na Europa a partir de 2016. No Brasil, as incandescentes ainda são a maior parte do mercado e as fabricantes ainda não se mobilizaram para deixar de fabricá-las, mas as fluorescentes, importadas, mais caras e econômicas, ganham espaço nas vendas a cada ano.

 

Em 2008, as vendas das fluorescentes compactas totalizaram 100 milhões de unidades, 25% mais em relação ao ano anterior. Na estimativa da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux), as vendas das lâmpadas incandescentes chegam a 300 milhões de unidades ao ano, mas estão em queda gradual, sendo substituídas aos poucos pelas fluorescentes, que podem economizar até 80% em energia e podem durar entre duas e dez vezes mais.
"O setor de iluminação está muito atrelado ao desempenho da construção civil, que foi muito bom em 2008", disse Alexandre Cricci, presidente da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação .

 

Apesar do bom desempenho, a desvalorização do real, no último trimestre, pegou as empresas importadoras de surpresa. Não existe fabricação de lâmpadas fluorescentes no Brasil, todas são importadas de fabricantes na Ásia, principalmente na China.

 

Como a cotação do real passou de cerca de R$ 1,60 para a faixa de R$ 2,30 em pouco tempo, as empresas que estavam com pouco estoque foram obrigadas a sacrificar margens e repassar preços. "Nos últimos três meses do ano a gente trabalhou sem margem de lucro", disse Ricardo Cricci, diretor comercial da importadora Golden Plus, que cresceu 30% no ano passado. Segundo ele, logo após a desvalorização cambial, a empresa conseguiu repassar um pequeno reajuste, em dezembro, reajustou mais 20% e, se o dólar ficar acima de R$ 2,10, a empresa ainda terá que repassar mais 20% dos preços este ano.

 

De acordo com Yoon Young Kim, vice-presidente de Iluminação da Philips - que ainda produz as lâmpadas incandescentes no País - a empresa reduziu as margens das lâmpadas fluorescentes e repassou parte dos custos. "E ainda não foi suficiente para compensar toda a diferença", afirmou o executivo.

 

Expectativas

 

O começo de 2009 foi marcado pela desaceleração do crescimento do mercado. Se antes as importadoras vinham em taxas de 30% de crescimento, os primeiros meses do ano foram de crescimento de um dígito. "Ainda não existe queda na demanda, mas o crescimento está mais fraco", disse Ricardo.

 

Para 2009, o aumento esperado para o mercado é mais modesto. Depois dos 25% de 2008, Alexandre afirmou que, a previsão é menos otimista. "No cenário de crescimento de 3% do PIB (Produto interno Bruto), estávamos estimando um crescimento de 10% a 15%. Mas já estão falando que o PIB talvez não cresça este ano. Se isso acontecer, poderemos fechar com alta de 5% a 10%", disse Alexandre.

 

Apesar do cenário de incertezas, o pacote de incentivos do governo para a construção civil representa uma esperança. Mesmo focado em moradias de baixa renda, o pacote pode ajudar a incentivar as vendas. "As lâmpadas eficientes caíram no gosto da população. Segundo uma pesquisa que fizemos, 85% dos brasileiros sabem que é mais eficiente", disse Alexandre.

 

Segundo ele, o retorno sobre o investimento em relação às lâmpadas incandescentes é o que atrai a população de baixa renda. Os que optam pelas incandescentes estão pensando apenas nas vantagens imediatas", disse Alexandre. Segundo ele, a diferença de preços pode assustar no início, mas é compensada em poucos meses. Enquanto uma incandescente custa R$ 1 e uma fluorescente R$ 8, a economia pode ser de até R$ 2 por mês com o uso da lâmpada por quatro horas.

 

Veículo: Gazeta Mercantil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>