Geral
29/09/2016 10:19 - Pesquisa aponta inflação de 5,33% no preço dos artigos de limpeza
Destaque foi para o quilo do sabão em pó, com elevação de 12,09%.
Grupo de higiene pessoal também apresentou aumento, porém, de 1,77%.
Um levantamento realizado pelo Índice de Preços Toledo (IPT) constatou uma inflação de 5,33%, em setembro, no grupo de artigos de limpeza, em relação ao mês anterior. Apesar do aumento, a pesquisa, que foi divulgada nesta quarta-feira (28), apontou uma deflação de 2,54% no valor da cesta básica. O consumidor que, em agosto, gastava R$ 586,65, hoje gasta em média R$ 571,72.
No grupo de artigos de limpeza, o destaque de aumento foi para o quilo do sabão em pó, que apresentou uma elevação de 12,09%, e para o detergente líquido de 500 ml com alta de 8,02%.
O grupo de higiene pessoal apresentou inflação de 1,77%, com destaque para o desodorante spray (90-100 ml), que apresentou um acréscimo de 26,91%, e para o creme dental (90 g), com aumento de 8,58%.
Já o grupo dos alimentos que compõem a cesta básica apresentou uma deflação 3,73%. O destaque foi para o quilo da batata, com uma queda de 38,36%, e para o quilo do tomate, com redução de 33,95%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, alguns produtos apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o shampoo (340-350 ml), com valores entre R$ 3,99 e R$ 7,35, apresentando uma diferença de 84,21%. Também o preço do quilo do frango resfriado inteiro, que variou entre R$ 4,99 e R$ 8,25, resultando em uma diferença de 65,%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 38%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 257,74. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 186,17 economizando, assim, o valor de R$ 71,57.
O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza da cidade de Presidente Prudente e registra inflação de 16,34% nos últimos 12 meses.
Fonte: Portal G1
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria