Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/09/2016 11:27 - Na crise, marcas inovam em embalagem de produto

Inovações de empresasem embalagens tevealta de 13,5% no anopassado, segundopesquisa da Kantar

 
A crise não tirou o fôlego dos lançamentos das indústrias de alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza. Ao contrário. A fatia de novos produtos no total do faturamento de uma cesta com 96 itens desses segmentos praticamente dobrou de 2014 para 2015. Os lançamentos ficaram concentrados no formato das embalagens, maiores ou menores, para atender o consumidor que precisa economizar.
 
Em 2014, os novos produtos responderam por 2,7% do faturamento da cesta monitorada pela Kantar Worldpanel. No ano passado, essa participação foi de 5,3%. Semanalmente, a empresa visita cerca de 11 mil domicílios para monitorar o comportamento de compras.
 
Um dado que chama atenção é que as inovações de produtos ficaram concentradas no formato das embalagens. Nesse quesito houve crescimento de 13,1% no total de lançamentos no último ano, enquanto o lançamento de novas marcas deu marcha à ré, caindo 9,6% na mesma base de comparação.
 
“Para atender à necessidade do consumidor que está com bolso mais apertado, as indústrias lançaram produtos em formatos reduzidos ou em embalagens maiores, dependendo do momento de compra, isto é, num supermercado de vizinhança ou num atacarejo”, diz a diretora comercial da empresa de pesquisa, Christine Pereira.
 
Essa maior procura por embalagens que fogem do tamanho tradicional é confirmada pelos supermercados. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra, por exemplo, que as vendas de maionese em embalagens de 500 gramas caíram 1% de 2014 para 2015, enquanto as de embalagens menores cresceram 2,4% e as econômicas, de 1 quilo, aumentaram 1%.
 
Esse movimento também foi observado no refrigerante, diz o gerente de economia e pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano. A venda do refrigerante de 2 litros caiu 2% de 2014 para 2015. Já a embalagem com até 260 mililitros aumentou 3% e a econômica, de 3 litros, cresceu 1%.
 
Com a renda corroída pela inflação e o aumento do desemprego, o brasileiro teve de se adaptar aos tempos bicudos para compras de itens básicos. “O consumidor está optando pelas embalagens que exigem menor desembolso ou pelas econômicas, que permitem levar mais por menos”, diz Mariano.
 
Ele acrescenta que essa tendência de lançamento de produtos em novos formatos é mais evidente em segmentos de alto giro, como mercearia salgada e itens de higiene e limpeza.
 
De acordo com a pesquisa da Kantar, os lançamentos no último ano foram concentrados no segmento de alimentos (38%) e de higiene e beleza (36%).
 
Manutenção. Ao contrário de outras crises, em que o consumidor simplesmente deixava de comprar produtos, desta vez ele tenta preservar conquistas. Patrícia Beber, diretora geral da Kantar no Brasil, diz que, nos últimos anos, o consumidor reduziu os gastos nos supermercados, cortou os volumes, mas está levando mais unidades para casa. “Ele está abrindo mão dos volumes, mas tentando manter as categorias incluídas recentemente na cesta de compras, mesmo que em embalagens menores.”
 
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>