Geral
09/09/2016 09:37 - Com fim da recessão, comércio aposta em fortes vendas para o Natal
Comércio aposta que, com o fim da recessão, consumidores tendem a ampliar as compras. Por isso, decide reforçar os estoques
Com a confiança dos consumidores em alta, varejistas já estão se preparando para o Natal. Para eles, a data comemorativa — a principal em termos de vendas — deverá render ganhos melhores em comparação a 2015, quando a recessão se alastrou. No início de setembro do ano passado, os comerciantes nem pensavam nas encomendas à indústria. Agora, a ordem é reforçar os estoques. “É claro que o varejo não terá uma retomada forte neste Natal. Mas deverá registrar um crescimento pequeno, o que será um ganho e tanto depois de um período tão longo de retração nas vendas”, disse o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roque Pellizzaro Júnior.
Após frustrações nas datas comemorativas do primeiro semestre — o Dias das Mães e a Páscoa foram frustrantes —, Pellizzaro garante que os lojistas estão melhores adaptados à realidade de desemprego em alta e queda dos rendimentos das famílias. “Os varejistas adequaram o mix de produtos e a estrutura de financiamento das vendas dentro desse novo perfil. As empresas estão conseguindo projetar um Natal sabendo que o consumidor terá uma renda menor disponível. Mas isso não desanima. Há uma luz no horizonte, o que não víamos até bem pouco tempo”, afirmou.
A perspectiva é de que ocorram mais transações nas lojas, mas com valor médio menor. Ou seja, será um Natal de mais lembrancinhas. Em 2015, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, o tíquete médio das mercadorias foi 22% menor que o verificado em 2014, já descontada a inflação do período. Embora ainda não seja possível precisar quanto o gasto médio cairá este ano, Pellizzaro reforçou que o recuo está contratado. “Os próprios departamentos de móveis e eletrodomésticos já mexeram na estrutura. Estão mais voltados para vender produtos mais baratos, que, nos bons tempos, dificilmente eram encontrados nas lojas no fim de ano”, frisou.
Veículo: Diário de Pernambuco
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria