Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/03/2009 09:39 - Gôndolas dos mercados já espelham o movimento

O consumidor está correndo atrás de preço com medo da crise e os canais de varejo não deixam por menos: ocupam o espaço das marcas premium, pertencentes a grandes companhias, por outras de marcas de menor preço. No exterior, em especial na Espanha, a quinta maior rede de supermercados do país, o Mercadona - com mais de 1,2 mil lojas -, radicalizou sua ação e retirou das gôndolas cerca de 900 produtos de marca entre os mais de 9 mil itens que comercializa. Todos eram de marcas consagradas, como Nestlé e Sara Lee.

 

"O Mercadona trocou por produtos de marcas próprias com preço, em média, 23% mais baixo que o dos grandes fabricantes", diz Rui Amaral, consultor de marketing e diretor da Produto do Ano Brasil.

 

A gravidade desse cenário, na opinião do consultor, deve ser medida pelo risco de comprometimento da qualidade dos produtos no futuro. "A ambição de barateamento pode desencadear um enorme prejuízo também para os consumidores, já que os investimentos em inovação e desenvolvimento de novos produtos são os donos das marcas premium."

 

No Brasil, o consultor lembra que o crescimento das marcas próprias foi de 40% em 2008 e já responde por uma fatia de quase 12% do total das vende dos grandes varejistas. "O segmento deve avançar este ano e atingir 18%", diz.

 

Mais do que o avanço das marcas próprias de baixo custo, o que a indústria teme é o avanço das chamadas marcas talebans: baratas e sem qualidade.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>