Geral
04/08/2016 09:24 - Jogos Olímpicos são oportunidade para promoção de produtos agrícolas brasileiros
Evento internacional é vitrine para mostrar produtos agrícolas nacionais aos turistas, como amendoim, café e cachaça
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são oportunidade para promoção do agronegócio brasileiro. Pela magnitude internacional do evento, a Olimpíada é vitrine para mostrar ao mundo produtos agrícolas nacionais, especialmente os beneficiados, de maior valor agregado. E é com esta expectativa que três segmentos específicos apostam nos jogos como importante ocasião de ativação de negócios.
O segmento do amendoim, por exemplo, projeta elevar as vendas de produtos derivados da leguminosa em até 25% no período olímpico, informa a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Segundo o vice-presidente da entidade, André Guedes, colocar os produtos ao alcance do consumidor no momento certo é o melhor marketing que pode ser feito. De acordo com o dirigente, o amendoim é um produto genuinamente brasileiro e de baixo custo e que tem alto consumo nos momentos de confraternização. “E a Olimpíada proporciona momentos como esse.”
Pesquisa encomendada pela Abicab, realizada pelo Datafolha, aponta que cerca de 88% da população brasileira consome a leguminosa. Para 63% dos entrevistados, o amendoim pode ser incluído em dieta e 71% acreditam que ele faz muito bem à saúde.
Cachaça e café
Outro setor que aposta nos jogos para aquecer os negócios é o da cachaça. “A entrada de turistas no Brasil coloca em destaque a cachaça. A bebida tem um forte apelo comercial junto aos estrangeiros e os empresários estão empenhados em fortalecer o vínculo do produto à ideia de bebida valorizada e de alta qualidade”, afirma Alexandre Bertin, presidente da Confraria Paulista da Cachaça, associação de fomento ao consumo do produto.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrape), a cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.
De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), são 40 mil produtores e quatro mil marcas de cachaça no mercado nacional. O Ibrac estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.
Por sua vez, o café estará representado na Olimpíada por uma grande empresa do segmento, o Grupo 3 Corações, que obteve selo de fornecedor oficial de café torrado e moído dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. “O período dos Jogos é um momento único”, diz Roberta Prado, gerente de cafés da 3 Corações. A empresa prevê que irá servir mais de três milhões de doses de café na Vila dos Atletas.
Fonte: Infomoney
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria