Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/03/2009 09:34 - Ponto Frio está oficialmente à venda

No fim de semana, empresa enviou comunicado à CVM; mercado aponta as Lojas Americanas como comprador

 

O Ponto Frio, a segunda maior rede varejista de móveis e eletrodomésticos do País, está oficialmente à venda. A Globex Utilidades S.A., controladora da empresa, enviou no fim semana fato relevante à Comissão de valores Mobiliários (CVM). No comunicado, informa que "contratou uma instituição financeira para assessorá-la na negociação com potenciais interessados em adquirir o controle da companhia".

 

Não é de hoje que o Ponto Frio busca um comprador. A gota d?água para apressar o negócio teria sido, segundo fontes do mercado, o fraco desempenho da rede nos dois últimos meses. Em fevereiro, a queda nas vendas teria chegado a 15% ante o mesmo mês de 2008. Neste mês, o tombo teria sido de 30%. Está marcada para hoje a divulgação dos resultados do último trimestre de 2008.

 

Embora o fato relevante informe que até o fim de semana a empresa não tinha recebido "qualquer proposta firme e vinculante para aquisição do controle", há uma aposta no mercado de que o mais provável comprador seja as Lojas Americanas. Analistas dizem que outros potenciais interessados estariam hoje mais cautelosos. As fontes de financiamento para os fundos de investimento secaram e as varejistas mexicanas como Elektra e Copel avançaram muito pouco no mercado brasileiro.

 

Controlada pelos investidores Marcel Telles, Carlos Alberto Sicupira e Jorge Paulo Lemann, nos últimos três anos, as Lojas Americanas fizeram três grandes aquisições: o canal de vendas Shoptime, o portal de comércio eletrônico Submarino e a rede de locadoras de vídeo Blockbuster.

 

"Das empresas nacionais, as Lojas Americanas seriam o único grupo com apetite e estômago para digerir o Ponto Frio", afirma o consultor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial Eugênio Foganholo. Além disso, lembra, os três controladores têm tradição de comprar empresas quando o mercado está ruim e, consequentemente, o preço dos ativos depreciados, como ocorre atualmente. Isso aconteceu no passado, quando adquiriram a cervejaria Brahma, a ALL (América Latina Logística) e a própria Lojas Americanas.

 

GIGANTISMO

 

A aproximação entre o Ponto Frio e as Lojas Americanas já ocorreu em outras ocasiões. "Como grupos de origem carioca, eles sempre estiveram próximos, mas não conseguiram fechar negócio por questão de detalhes", diz uma fonte.

 

Analistas de mercado observam que os negócios dos dois grupos varejistas são complementares. A fusão entre Americanas.com e Submarino transformou a empresa na maior companhia de comércio eletrônico do País. O Ponto Frio, por sua vez, é o segundo maior varejista de móveis e eletroeletrônicos. Os itens vendidos em suas lojas têm pouca sobreposição com o mix comercializado nas lojas físicas das Americanas.

 

Se o negócio entre o Ponto Frio e as Lojas Americanas for fechado, nasce outra gigante do varejo, com mais de 900 lojas espalhadas por todo o território nacional e faturamento estimado em R$ 14,3 bilhões. Com esse porte, a nova rede ultrapassaria as Casas Bahia, líder no setor de móveis e eletroeletrônicos, que faturou no ano passado R$ 13,7 bilhões e fechou 2008 com 536 lojas. Também seria o quarto maior grupo varejista do País, superado apenas por Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart, segundo dados de receita de 2008 da Abras.

 

No ano passado, o faturamento bruto consolidado das Lojas Americanas que inclui, as lojas físicas com bandeira Lojas Americanas, a Americanas Express, Blockbuster e o portais Submarino e Americanas.com, foi de R$ 9,5 bilhões. O número de lojas físicas chegou a 468 em 2008. Até o terceiro trimestre do ano passado, a receita bruta do Ponto Frio, que inclui 445 lojas físicas e uma operação na internet, foi de R$ 3,1 bilhões. O mercado projeta faturamento de R$ 4,8 bilhões em 2008.

 

As Lojas Americanas informaram, por meio da assessoria, que até ontem não tinham conhecimento do negócio. Procurado pelo Estado, o Ponto Frio não se manifestou.

 

RAIO X

445 lojas
físicas tem o Ponto Frio

R$ 3,1 bilhões
foi o faturamento do grupo até o terceiro trimestre de 2008

R$ 4,8 bilhões
é o faturamento estimado do Ponto Frio em 2008

15% teria
sido a queda nas vendas do Ponto Frio em fevereiro, segundo fontes

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>