Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/03/2009 13:17 - Venda da Nestlé para baixa renda aumenta 15%

A Nestlé, líder mundial do setor alimentício, tem ampliado seu foco no mercado de produtos voltados para as classes C, D e E brasileiras. Dos cerca de R$ 13 bilhões faturados pela empresa em 2008, mais de R$ 1 bilhão veio dos negócios voltados aos consumidores de baixa renda.

 

Na comparação com 2007, isto significou um aumento de 15% neste segmento. "Nossa meta era crescer o dobro do Produto Interno Bruto do país (PIB), mas observamos que, com este público, conseguimos mais que duplicar esta meta", afirma Ivan Zurita, presidente da companhia.

 

Uma estratégia da suíça para abocanhar os mercados C, D e E é a venda de produtos na porta do cliente. São colocadas revendedoras munidas de um carrinho nas regiões periféricas das cidades, que batem de porta em porta, oferecendo kits Nestlé. "Nossas pesquisas mostraram que os consumidores gastam muito com o transporte até os supermercados centrais. Agora, estas pessoas têm a facilidade de receber tudo em casa, comprando de alguém que ela conhece.", conta Zurita

 

Deste modo, empresa instala microdistribuidores nestas regiões, que selecionam mulheres da própria comunidade para serem as vendedoras. " Elas gerenciam seus clientes e escolhem quando eles devem pagar, pois elas têm cerca de 20 dias para nos repassar os ganhos", explica o microdistribuidor Alexandre Aramayo.

 

Aramayo trabalhava para um distribuidor da empresa, quando foi selecionado para montar um ponto de distribuição em Guarulhos, na Grande São Paulo. Hoje ele coordena 5 funcionários e tem 53 vendedoras ligadas a sua área de atuação, que atende 17 bairros e cerca de 10 mil residências. "Quando a Nestlé me convidou para participar do negócio, eu tive que investir R$ 70 mil. Depois de um ano e dois meses eu já recuperei todo o meu investimento", se anima o microempresário. Em 2006, quando o projeto foi implantado no Sudeste, havia 800 vendedoras e 10 microdistribuidores. No fim de 2008, já são 6 mil mulheres, ligadas a 140 pontos em toda a região. "Agora vamos ampliar a ideia para o Nordeste", afirma Costa.

 

Luis Cantarelli, vice-presidente da Nestlé para as Américas, acrescenta que o grupo está pensando, inclusive, em expandir essas ideias para os mercados do leste europeu. "Quando abrangemos todas as classes e atendemos a todos os gostos, nos tornamos mais resistentes para qualquer crise que apareça", diz ele.

 

Outro meio que a empresa encontrou para conquistar os grupos de baixa renda é a criação de produtos de menor custo e o lançamento dos tradicionais com embalagens que os tornam mais baratos. "A marca Ideal, que engloba alimentos lácteos e cereais, por exemplo, foi desenvolvida especialmente para o segmento mais carente da população e é oferecida em embalagens sachês, o que reduz o preço final", explica Alexandre Costa, diretor de regionalização da Nestlé Brasil. Ele destaca que já existe uma divisão na empresa específica para o desenvolvimento deste tipo de projeto.

 

A companhia suíça, que no ano passado registrou um crescimento de 69% nos lucros nas operações mundiais, já tinha anunciado estratégias que vão nesta direção. No mês passado, a empresa anunciou a venda de produtos mais baratos, que antes eram destinados somente aos mercados emergentes, para os países desenvolvidos.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>