Geral
15/07/2016 12:41 - Publicidade, a fronteira nada virtual do ‘Pokémon Go’
Nintendo anuncia que mapa onde os monstrinhos se movimentam incluirá ‘lugares patrocinados’
Jogo que virou febre permitirá que anunciantes paguem para aparecer no seu mapa virtual. -NOVA YORK E LONDRES- Não são só os gamers que estão indo à loucura com o “Pokémon Go”, o jogo de realidade aumentada da Nintendo. O game dos monstrinhos também abre um novo caminho para a propaganda. John Hanke, diretor executivo da Niantic — que desenvolveu o jogo com a Nintendo —, disse que, em breve, o “Pokémon Go” incluirá anúncios de “lugares patrocinados”. Ou seja, os estabelecimentos anunciantes vão aparecer no mapa virtual do jogo, o que garante mais uma fonte de renda para seus criadores.
Em entrevista ao jornal “Financial Times”, Hanke explicou que os anunciantes são cobrados no modelo “custo por visita”, similar ao “custo por clique” usado na ferramenta de busca da Google. Ele não falou sobre possíveis acordos já fechados com anunciantes — mas um estudante australiano já descobriu um código de programação no jogo que indicava um sistema de patrocínio, que apontou o McDonald’s, revelou o site Gizmodo.
Esse sistema já foi usado em outro jogo da Niantic, o “Ingress”, que é bastante popular no Japão.
E, na disputa pelo “Pokémon Go”, os pequenos também têm vez. Uma pizzaria em Long Island, Nova York, viu suas vendas saltarem 75% no fim de semana, depois de ativar o recurso “módulo de atração”, que coloca Pokémons virtuais no local. Os jogadores que foram atrás dos monstrinhos acabaram comendo uma pizza. O gerente da pizzaria contou ao “New York Post” que pagou US$ 10 para que uma dúzia de Pokémons fossem colocados no local. E muitas lojas se anunciam como PokéStops — onde os jogadores podem pegar novas bolas Pokémon e aumentar o seu poder no game — a fim de atrair clientes.
A transformação do “Pokémon Go” em ferramenta de marketing deve deixar os investidores ainda mais animados com a Nintendo. A mistura de Pikachu e seus colegas com realidade virtual é um sopro de renovação na empresa, que agora deve ampliar sua presença mobile. Ontem, as ações da Nintendo saltaram 15,89% na Bolsa de Tóquio — e, desde o lançamento do jogo, 6 de julho, o ganho acumulado é de 76%.
Veículo: Jornal O Globo

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