Geral
05/07/2016 11:47 - Via Varejo inaugura centro de distribuição no Rio para reduzir custos
Dona das Casas Bahia vai unificar entregas com braço de e-commerce do Grupo Pão de Açúcar
Diante dos efeitos da recessão sobre o comércio, a Via Varejo decidiu antecipar planos para economizar nas despesas de operação e entregar mais rapidamente no estado. Maior empresa do setor, a dona de Ponto Frio e Casas Bahia vai inaugurar um novo centro de distribuição no Rio e, assim, unificar suas entregas com as da CNova, braço de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, ao qual as duas companhias pertencem.
A previsão inicial era unir as estruturas em 2017, mas a demanda mais fraca fez a empresa rever o projeto. A expectativa é reduzir custos fixos em 20% e variáveis, como frete, em 45%. O novo centro começa a operar entre o fim de agosto e o início de setembro.
Hoje, a Via Varejo tem um centro de distribuição em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, enquanto a CNova conta com um em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Com o novo centro, que também ficará em Campo Grande e empregará 700 pessoas, o galpão atual da CNova será desativado. O de Caxias continuará operando.
A Via Varejo vai investir R$ 5 milhões na nova unidade, apenas com infraestrutura, segundo a empresa antecipou ao GLOBO. A construção foi feita a partir de um contrato de built to suit, uma espécie de aluguel de longo prazo, neste caso, de 15 anos. A companhia não revelou o valor desembolsado. ÍNDICE DE RETORNO MAIS BAIXO A maior economia será da CNova. Atualmente, a empresa precisa enviar pedidos ao centro de distribuição de um operador logístico, como os Correios ou transportadoras privadas, o que aumenta o custo do frete. Ao unir a estrutura com a Via Varejo, a companhia poderá usar a estrutura da gigante, que já tem experiência em entregas.
Para a Via Varejo, o principal benefício será desafogar o centro de Caxias. Segundo Edgard Filho, diretor de Logística da empresa, a expectativa é baixar o índice de retorno — porcentagem de entregas que voltam ao centro de distribuição — hoje em até 5,5%, para cerca de 3,5% . A expectativa também é diminuir o prazo de entrega de compras em lojas físicas e de encomendas on-line.
— Com uma nova operação, a gente coloca essas rotas mais próximas dos consumidores dessas regiões — conta o diretor.
Para analistas, o movimento faz sentido.
— Quando a gente analisa outros modelos do mesmo tamanho, a ideia de um centro de distribuição único faz muito mais sentido. É uma tendência — comenta Luiz Fernando Barbieri, coordenador de Gestão Estratégica por Processos do Ibmec/RJ.
Para o consultor de varejo Claudecir Miranda, sócio da Enéas Pestana & Associados, o modelo compensa:
— Com contrato de longo prazo, você não precisa pegar empréstimo, estendendo prazo com fornecedores. Dinheiro em caixa faz uma diferença enorme.
Veículo: Jornal O Globo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria