Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/07/2016 11:43 - Consumo recuou 1,6% no 1º trimestre

São Paulo - O brasileiro já não tem mais onde cortar o consumo de itens básicos, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. No primeiro trimestre deste ano, os volumes comprados da cesta desses produtos caiu 1,6% em relação a igual período de 2015. É uma retração muito menor do que a registrada no primeiro trimestre de 2015 ante 2014, quando o recuo havia sido de 8,3%.
 
“Comparando esses trimestres, o fundo do poço foi no fim do ano passado”, observa Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel. Para identificar como anda o consumo, a consultoria visita semanalmente 11,3 mil lares no País, que representam o total de 51 milhões de domicílios.
 
Ela argumenta que essa queda menor no consumo não significa que o cenário melhorou, mas que atingiu o limite. Christine lembra também que a base de comparação, o primeiro trimestre do ano passado, é muito baixa. Por isso, parte desse movimento é apenas recuperação e não uma retomada. “Houve uma melhora entre aspas”, afirma.
 
Em termos de valor nominal desembolsado, as famílias gastaram neste ano com essa cesta 9,1% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado. Entre janeiro e março de 2015, o valor desembolsado tinha crescido apenas 1% sobre 2014. Neste ano, a única cesta que teve um recuo no gasto (-1%) foi a de higiene pessoal. Já o desempenho nominal foi positivo nas demais. Em alimentos houve um crescimento de 14% sobre o primeiro trimestre de 2015. Em bebidas a alta foi de 8% e em limpeza de 9% na mesma base de comparação.
 
A pesquisa mostra também que houve uma racionalização no consumo, mas com nuances diferentes, dependendo da cesta. No caso dos alimentos e bebidas, foi detectado um movimento de “volta ao lar”. O fato de o brasileiro ter reduzido os gastos com refeições fora de casa levou ele a reforçar a compra de alimentos, especialmente de ingredientes básicos para preparar os pratos.
 
De acordo com a consultoria, o consumo de bolo pronto caiu 1,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2015. Movimento semelhante ocorreu com a sobremesa em pó, com queda de 13,7% no período, seguida por sobremesa pronta (-33,1%) e queijo petit Suisse (-54,2%). Em contrapartida, aumentaram os volumes consumidos de farinha de trigo (10,3%) chocolate culinário (19,7%) e margarina (8,9%).
 
Para economizar, o consumidor está comprando mais tempero e suco em pó, que são mais baratos, do que tempero em caldo e suco pronto, os mais caros.
 
A volta ao lar também marca o consumo da cesta de higiene e beleza. Tintura para cabelo, com aumento de 2,3% em volume no primeiro trimestre deste ano em relação ao de 2015, e alisante com avanço de 6,6%, são os destaques. “A brasileira está fazendo o salão de cabeleireiro em casa”, diz Christine.
 
Dois dados que chamam atenção na cesta de higiene pessoal são o crescimento de marcas populares em itens de maior frequência de compra, como desodorante, xampu, creme dental, e o uso compartilhado do mesmo produto pelos moradores da mesma casa.
Um exemplo é o pós-xampu, cujo uso compartilhado ocorria em 63% dos lares no primeiro trimestre de 2015 e subiu para 65% no primeiro trimestre deste ano. O movimento se repete no caso do desodorante e da lâmina de barbear. “Fiquei triste com esse resultado: estamos andando para trás”, diz a diretora da Kantar.
 
Veículo: Diário do Comércio de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>