Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/06/2016 13:09 - Alimentos encarecem até 125%

A comparação de preços praticados por marcas conhecidas de alguns alimentos essenciais na mesa do brasileiro, o consumidor percebe que a inflação pode ser bem maior do que se imagina. O feijão Carioca, que encareceu, em média, mais de 50% em Minas Gerais e no país neste ano, sofreu remarcações de até 125% de janeiro a junho, quando analisadas as marcas mais prestigiadas e líderes de venda. É o que revela levantamento feito em BH pelo site de pesquisas Mercado Mineiro, divulgado ontem. Foram analisados mais de 1 mil produtos alimentícios e de material de limpeza em 11 supermercados de Belo Horizonte e Contagem, na Grande BH, entre 20 e 24 de junho.
 
“Estamos surpresos negativamente com o resultado. Se as coisas continuarem subindo desta forma, é possível que, no fim do ano, o consumidor fique com a corda no pescoço ainda mais apertada”, comenta o diretor-executivo do Mercado Mineiro, Feliciano Abreu. O feijão Carioca, por exemplo, já virou piada na internet por ter encarecido tanto e sofreu a alteração no preço por causa de questões climáticas. O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na semana passada, que a prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) apontou elevação de 54% do grão no país e de 58% em BH e região metropolitana no primeiro semestre.
 
Porém, comenta Abreu, o IBGE não leva em consideração as marcas, o que de acordo com a pesquisa do Mercado Mineiro, mais pesaram no comportamento dos preços. O feijão Carioca das marcas Pink e Tryumpho encareceu mais de 125%, com base na comparação entre os preços médios encontrados pela pesquisa em 24 deste mês e 24 de janeiro último. O leite integral de l litro, da empresa Itambé, por exemplo, custava R$ 2,51, em média, em janeiro e, agora, no mesmo supermercado onde foi feito levantamento do início do ano, a bebida está custando R$ 3,53, um aumento de 40%. O limpador Veja de 500ml é outro exemplo: ficou 46% mais caro, tendo em vista que o preço médio passou de R$3,42 para R$5,02.
 
“Analisamos as marcas mais conhecidas, mais bem avaliadas pelos clientes e líderes de vendas. O resultado é de assustar. Por isso, recomendamos aos consumidores que, neste momento de economia, mudem as escolhas para não pagar ainda mais caro”, alerta Feliciano Abreu. Ele ressalta que o melhor para o bolso é comprar o que for mais essencial. “É consumir o mínimo possível e trocar marcas, como forma de pressionar o mercado. É necessário também a pessoa pôr os preços na ponta do lápis e fazer contas”, aconselha.
 
PESQUISAR Além dessas estratégias, a antiga recomendação de pesquisar antes de comprar também é reforçada pela pesquisa. O levantamento de preços feito pelo site de pesquisas indicou variações de até 91,83% do menor e maior preços para o mesmo produto encontrados de um estabelecimento para outro. É o caso do molho de tomate tradicional Pomarola de 340 gramas, em lata, que pode ser encontrado pelos valores de R$ 2,08 e R$ 3,99, respectivamente. O Limpador Multiuso Veja de 500ml foi encontrado por R$3,49 (menor preço) e 5,98 (maior preço), com uma diferença de 71%. O pacote de feijão preto Tryumpho de 1 kg é comercializado entre R$ 6,98 e R$ 9,80, diferença de 40%. A farinha de trigo especial Dona Benta, vendido em pacotes de 1 quilo, pode ser encontrada entre R$ 3,09 e R$ 4,19, perfazendo variação de 35%.
 
Veículo: Estado de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>