Geral
14/06/2016 11:49 - Crise e vida saudável mudam o comportamento dos consumidores nos supermercados, diz pesquisa
Veja as dicas para economizar mais e confira o que mudou no perfil do consumidor
A inflação no preços dos produtos está mudando os hábitos dos clientes de supermercados em São Paulo. Para escapar das remarcações, os consumidores estão concentrando as compras no início do mês e as idas ao mercado diminuíram. Além disso, a preocupação com a saúde está influenciando mais na escolha dos produtos.
De acordo com uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), 52% dos clientes fazem uma compra mensal até o dia 10, período em que a maioria dos trabalhadores recebe o salário. Além disso, a média anual de visitas aos mercados caiu de 85 vezes, em 2014, para 84 vezes no ano passado.
Os preços dos produtos nos supermercados estão subindo acima da inflação geral. Em abril, o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ficou em 0,79%, enquanto o IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor na cidade de São Paulo), também da Fipe, ficou em 0,46%.
Os produtos industrializados vendidos nos supermercados subiram 1,22%, os itens "in natura" tiveram alta de 0,89%. Bebidas alcoólicas aumentaram 2,85%, segundo o IPS de abril. Os produtos de higiene aumentaram 1,19%, enquanto os de limpeza foram remarcados em 0,72%.
Com a elevação dos preços, os consumidores estão cada vez mais interessados em promoções e descontos. Oito em cada dez clientes ouvidos na pesquisa da Apas apontaram as promoções como critério para a compra de produtos.
Além de aproveitar as promoções, a Apas aponta como dicas para economizar no supermercado a escolha de produtos de marca própria e a escolha de embalagens econômicas. "Outra dica importante é pesquisar os preços em mais de um supermercado", diz Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Apas.
Saúde
Os consumidores que frequentam os supermercados estão migrando para um modelo de consumo mais saudável. Itens com altos índices de açúcar, como os refrigerantes, tiveram queda de 5% nas vendas, enquanto a água de coco cresceu 11%.
No café da manhã das famílias também teve mudança de hábito. Segundo a Apas, as marcas de margarina tiveram queda de 1,2% nas vendas. Por sua vez, a manteiga registrou um aumento de 10% nas vendas.
Veículo: Portal R7
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria