Geral
14/06/2016 10:30 - Mulheres são a maioria entre os desempregados
Jovens e em idade de trabalhar, as mulheres são, atualmente, a parcela da população brasileira que mais sofre com as altas taxas de desemprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 11,1 milhões de pessoas que buscam por uma vaga de trabalho em todo o País, 50,8% são do sexo feminino, ou seja, mais da metade. No total, são 5.638 milhões trabalhadoras fora do mercado de trabalho.
Em Minas Gerais não é diferente, entre os 1,2 milhão de desocupados, 606 mil são mulheres (50,3%). A Grande BH também acompanha esta tendência: existem, hoje, 194 mil desempregadas, o equivalente a 51,3% do total de pessoas sem emprego.
Esse cenário é ainda mais desanimador ao levar-se em conta que a mulher já luta pela paridade dos salários e seu ingresso no mercado foi mais tardia. “Todas as conquistas femininas devem ser valorizadas e, justamente por isso, não devemos retroceder dessas vitórias”, ressalta a coach de carreira e professora universitária Sara Bambirra.
“Somos ainda a maioria da população brasileira, 52,2%. Atualmente, somos provedoras de cerca de 38% dos lares em todo o País. Somos maioria até mesmo no número de eleitoras em âmbito nacional, com um percentual equivalente a 51,7%”, exemplifica Sara Bambirra sobre os números relevantes da participação da mulher no cotidiano do País.
Como coach de carreira, Sara Bambirra dá algumas dicas para driblar a falta de empregos e contribuir para a recolocação de mercado. “Independente do sexo, é importante que o candidato mantenha um currículo atraente, que exponha suas habilidades, não só sua formação acadêmica e profissional, mas de relacionamento”, frisa.
“O momento é propício para buscar fugir do óbvio e alçar novos voos. Tenho falado para as pessoas tentarem empreender em negócios que, não necessariamente, estão na órbita da profissão que formaram na faculdade: é o que tem sido chamado de sevirabilidade, a habilidade de captar um nicho do mercado que não está sendo atendido e investir, se virar, se movimentar”, completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria