Geral
01/06/2016 12:02 - Consumo das famílias cai 29% em maio
O consumo das famílias paulistanas caiu 29,4% em maio sobre o mesmo período do ano passado, para o pior nível desde o início em 2010 das medições pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), segundo pesquisa divulgada ontem.
Em maio, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda de 4,7 por cento sobre abril, registrando 63,5 pontos de um total de 200 possíveis. Segundo a entidade, números menores que 100 pontos mostram que há insatisfação dos consumidores. As cifras que ficaram acima desse patamar, marca satisfação em relação às condições de consumo atuais do consumidor.
Para a entidade, a retração do consumo reflete o impacto da inflação sobre a renda familiar, especialmente quando se observa que o grupo de maior gasto do orçamento é o de alimentos, que acumula alta, em 12 meses até abril, de 12,1 por cento. "Com o poder de compra afetado, as famílias continuam restringindo o consumo", afirmou a FecomercioSP em comunicado.
"Os problemas estruturais do Brasil ainda são graves e a trajetória no nível de satisfação só começará a mudar quando emprego e renda apresentarem melhoras concretas", acrescentava a nota.
Retomada
Para a FecomercioSP, após a divulgação das primeiras medidas econômicas do novo governo vão no sentido correto e pode ajudar a elevar os indicadores da entidade nos próximos meses. Segundo a Federação, ainda que de forma incipiente, os indicadores de confiança parecem estar respondendo positivamente ao desfecho da crise política. O Índice de Confiança do Consumidor da FecomercioSP, por exemplo, subiu de 87,7 pontos em abril para 90,9 pontos em maio. "Apesar da queda no componente que mede a avaliação em relação às condições econômicas atuais, o índice de expectativas subiu 7,5% no mês e chegou a 119,9 pontos", disse a FecomercioSP em nota.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria