Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/05/2016 13:33 - Mercados apostam em estratégias promocionais para driblar crise

Para garantir as vendas durante a crise econômica, os supermercados de Uberlândia têm intensificado as estratégias de promoção. As táticas mais usadas são as ofertas divididas por setores, a cada dia da semana, ou descontos proporcionais, caso o cliente leve uma certa mercadoria em maior quantidade. De acordo com os empresários do ramo, a redução dos preços dos produtos em oferta pode chegar a 50%.

O gerente de marketing de uma rede de supermercados, Nélson Júnior, afirmou que os consumidores estão, cada vez mais, buscando alternativas para economizar. Na rede em que ele representa, a cada dia da semana, um setor tem os preços reduzidos. “É preciso que o cliente saiba que, diariamente, ele encontra valores baixos. Começamos a semana com produtos de limpeza até passar por hortifrúti, mercearia e terminar a semana com bebidas e carnes”, afirmou.

Na visão de Cleivon Guerra, gerente de outro supermercado que adotou ação semelhante, as vendas das mercadorias crescem cerca de 50% nos dias em que estão em oferta. “Hoje é fundamental esse tipo de estratégia na realidade do País, na qual as pessoas buscam as melhores ofertas e condições”, disse.

A professora Jussara Catarina Silva sempre programa as compras para coincidir com os respectivos dias de promoção de um supermercado. “Já venho com a ideia fixa do que vou comprar. Venho toda terça-feira para aproveitar o dia de frutas e legumes. Na quinta-feira, eu volto para comprar a carne na promoção. A estratégia correta nos faz economizar muito, ainda mais nesse período de crise”, disse. Ontem, a banana, por exemplo, estava custando R$ 1,45 com a promoção de hortifrúti. Nos outros dias, o valor chega a passar de R$ 3.

Estratégia

Outro supermercado da cidade adotou uma campanha de promoção, desde o dia 29 de abril, em que o cliente recebe o desconto em relação à quantidade de mercadoria em que adquire, assim como em um atacado. Mil produtos da loja fazem parte dessa estratégia. Caso o cliente compre uma unidade, ganha 20% de desconto, mas no caso de duas unidades, o desconto sobe para 50%. Se a compra for de três unidades, a quarta sai de graça. “Já tivemos uma resposta muito boa dos clientes. Percebemos, fisicamente, um maior movimento na loja. Acontece, a todo momento, de termos que repor as mercadorias pela alta rotatividade”, disse Ricardo Denaldi, gerente regional da rede.

Especialista

Na visão de André Luiz Queiroz, especializado em Economia Doméstica, as promoções visam atender, em grande parte, ao interesse do próprio estabelecimento, o que demanda uma série de cuidados por parte do consumidor. “É preciso ser disciplinado e respeitar o orçamento que se tem. Boas ofertas podem ser aproveitadas, mas é preciso pensar a real necessidade daquele produto ou os motivos dele estar com preço baixo”, afirmou. Segundo Queiroz, é necessário ir ao supermercado decidido sobre o que comprar para não correr o risco de adquirir produtos supérfluos.

Para o economista, promoções “pague dois, leve três” também carregam características perigosas ao consumidor. “Tem que se pensar se realmente compensa estocar aquela mercadoria. O supermercado está induzindo o cliente a comprar muito. O que acontece não é uma economia, trata-se de uma antecipação da despesa”, disse. Outro ponto apontado por ele é que, às vezes, o excesso de deslocamento em busca de promoções gera, na soma dos gastos, maiores despesas de combustível do que contenções de gastos.

 



Veículo: Jornal Correio de Uberlândia

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>