Geral
17/05/2016 12:05 - Três tendências que podemos esperar no futuro do varejo on-line no País
De acordo com pesquisa realizada pela Big Data, número de lojas no Brasil aumentou 90 mil nos últimos 12 meses.
O cenário de e-commerce no Brasil deslanchou nos últimos tempos, grande parte por conta das oportunidades que a crise político-econômica no País apresentou para empreendedores, que utilizam da criatividade para inovar nos negócios e abrir novas portas de atuação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Big Data Corp, encomendada pela PayPal, o número de lojas on-line no Brasil aumentou 90 mil nos últimos 12 meses.
A tendência, é que o número cresça ainda mais. Dito isso, o que mais podemos esperar do cenário de comércio virtual no País? O especialista Thoran Rodrigues, CEO da consultoria, aponta três tendências que podemos esperar para o futuro do e-commerce.
1. Experiência móvel
De acordo com dados do IBGE, o uso de smartphones para acesso à internet aumentou consideravelmente. Tanto que ultrapassou os acessos feitos por PCs no Brasil, representando 80,4% das casas com acesso à rede. Segundo Rodrigues, a maioria das compras também acontece por meio do celular e, também por esse motivo, as empresas estão investindo mais na experiência móvel do usuário. “A responsabilidade de desenvolver uma experiência para o mobile está cada vez mais fundamental”, observa o especialista.
Indicação disso é o aumento no número de sites responsivos, que de acordo com a pesquisa da Big Data, ganharam atenção nos últimos 12 meses, representando 16% do total de páginas. É um valor ainda baixo, de acordo com Rodrigues, porque desenvolver exige também a contratação de profissionais especializados. E, como ainda há um número grande de e-commerces que dependem de plataformas pré-moldadas para manter seus sites, o número de sites responsivos ainda é pequeno. Mas é algo que está em desenvolvimento.
2. Novos formas de vendas
Plataformas de mídias sociais também conquistaram um espaço expressivo nos últimos anos. mais da metade dos e-commerces (60,71%) utiliza essas plataformas como ferramenta para implementar o relacionamento cliente-empresa. Mas um movimento interessante é que elas estão se tornando canais diretos para novos negócios, sendo, inclusive, fonte de renda para alguns novos empreendedores. “As plataformas sociais estão disponibilizando um caminho usado para fazer venda direta”, observa Rodrigues. “Provavelmente a tendência é viabilizar melhora na descoberta para o produto e o ideal é que a pessoa nem saia da plataforma”, completa.
3. Híbrido de loja física e on-line
De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio, mais de 80 mil lojas físicas fecharam as portas em 2015. Mas isso, ao mesmo tempo, contribuiu para o aumento de lojas on-line, já que a internet é vista como ferramenta para alavancar negócios, com uma infraestrutura de início relativamente mais barata. Rodrigues ressalta que, apesar da tendência das lojas físicas estarem perdendo força, o executivo não acredita que elas deixarão de existir. “Talvez, no futuro, tenhamos um modelo híbrido, em que o usuário pede o produto on-line e marca para retirar na loja física”, comenta.
Veículo: Site IT Fórum 365
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria