Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/05/2016 13:32 - As estratégias para incentivar a compra

Com a retração econômica, consumidores se mostram mais cautelosos no momento da compra. Para tentar garantir as vendas, as empresas devem recorrer a estratégias de comunicação e anunciar vantagens em relação aos concorrentes. Promoção com foco em grandes descontos pode ser uma forma de expandir o público-alvo e levar clientes aos pontos de venda.

Selma Felerico, professora de Comunicação e Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, afirma que campanhas de menor preço são utilizadas principalmente para aumentar o volume de vendas. Segundo a professora, redes de supermercado trabalham bem essa estratégia, mas ela pode ser adaptada a segmentos variados. Um caso do setor da moda é a Rosa Chá. De acordo com a oferta atual, na compra de três peças da coleção inverno 2016, a de menor valor será gratuita.

Outra empresa que investe nessa estratégia é a Jacaúna Decorações. Segundo Iorrana Aguiar, coordenadora de marketing, o fato de a empresa ter produção própria garante diferencial no mercado. A vantagem possibilita promoções e maior prazo de pagamento. “O desconto deve ser realmente viável para a empresa e atraente para o consumidor”, destaca.

Para André Mota, sócio diretor da Bolero Comunicação e presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro-CE), adotar promoções e investir em divulgação é interessante para apresentar novo produto ou marca aos consumidores. “Esse tipo de estratégia mais varejista funciona bem para que, a partir dela, se inicie um trabalho de fidelização de marca”.

Mais uma iniciativa é a “1, 2, 3 passos da economia”, do hipermercado Extra, com descontos progressivos. Na promoção, quanto mais unidades do mesmo produto, maior o abatimento. São três possibilidades de desconto: um único item é vendido com 20% de desconto; comprando duas unidades, a segunda recebe 50% e escolhendo três, um item é gratuito. Estão inclusos na oferta produtos de uso cotidiano, como margarina e creme dental. Quinzenalmente a lista de mil artigos participantes será atualizada.

Eandres Gomes Aguiar, gerente de marketing do Extra, explica que a estratégia surgiu a partir de pesquisas sobre novos hábitos de consumo. Procurando economizar e manter o poder de compra, os clientes têm experimentado novas marcas e optado por comprar em grande quantidade.

Segundo Aguiar, a ideia é que o consumidor escolha, de acordo com o perfil e as necessidades dele, o desconto mais adequado para si. “As outras promoções não eram tão democráticas, pois o cliente precisava comprar determinado número de peças para garantir o desconto”, afirma.

 



Veículo: Jornal O Povo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>