Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/05/2016 14:20 - Brasileiro vai menos ao supermercado, mas prioriza marcas de alguns produtos enquanto substitui as de outros

O brasileiro tem ido menos ao supermercado, mas tem recorrido com maior frequência ao método da compensação: diminui a compra de determinados itens, para conseguir comprar outros, de mais qualidade. Isso é o que mostra a pesquisa “Tendências do Consumidor”, realizada pela Nielsen e pela Kantar WorldPanel e divulgada esta semana pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).

O levantamento compara os hábitos de consumo nos supermercados nos anos de 2013, 2014 e 2015 e mostra que, mesmo após a crise, os consumidores, principalmente os da classe C, não abriram mão de alguns “produtos premium", como cervejas artesanais. Por outro lado, eles optam por marcas mais baratas de produtos de limpeza, por exemplo.

A assistente administrativo Valéria Mendes, de 28 anos, é um exemplo do que revela a pesquisa. Apesar de morar perto do supermercado, ela diminuiu as idas, para economizar. Mas não troca determinadas marcas, dependendo do produto:

— Eu não abro mão do que eu gosto, independentemente do preço, como o azeite e dos itens de higiene pessoal, por exemplo. Mas algumas coisas eu substituí, como as cápsulas (de café). Troquei por outra marca, mais barata.

O consultor de varejo Marco Quintarelli explica que, com a crise, as pessoas estão mudando o hábito de consumir em volume para poder consumir menos, mas com mais qualidade:

— Então, muita gente está migrando: por exemplo, em vez de tomar não sei quantas cervejas, toma duas ou três de melhor qualidade. Os jovens, principalmente, migram para produtos que têm certo status.

“Eu venho mais vezes ao supermercado, mas gasto menos porque passei a diversificar as lojas. Eu sei o dia que tem promoção em um e sei quando tem no outro. Já teve época em que eu fazia compra de mês. Mas não acho vantagem. E é lógico que eu também troco de marcas. Ninguém está sendo fiel a mim, por que eu vou ser a uma marca? Eu também compro embalagens econômicas, mas depende do preço oferecido e da real necessidade. No caso de sabão em pó, por exemplo, vale a pena. E eu substituí o leite líquido pelo em pó porque sai mais barato. Eu sou econômica... mas, algumas vezes, compro suco de uva puro (integral) e uma geleia de qualidade melhor”.

Mais compras por sites

A pesquisa também destaca a participação do e-commerce no setor, ou seja, das compras feitas pela internet, que deve ter uma expansão de 43% em quatro anos. Isso representaria um salto de R$ 41,3 bilhões em compras online, em 2015, para R$ 59,8 bilhões em 2019. No ano passado, esse tipo de compra teve um aumento nominal de 7,1% em relação a 2014.

O estudo atribui essa perspectiva principalmente aos consumidores que têm entre 26 e 30 anos, devido à maior familiaridade com as compras na web.

Rafael Guerra, gerente de e-commerce do SuperPrix, reforça a previsão do setor. Ele conta que a meta do supermercado, que já oferece a opção da compra pelo site há dois anos, é mais do que dobrar as vendas anualmente:

— Começou de forma bem tímida e hoje a gente já tem mais de cem compras por dia. Hoje, devido à falta de tempo e ao excesso de trânsito, a gente acaba tendo a vida muito corrida e ir ao supermercado passou a ser algo muito custoso. O mercado online vem forte justamente para suprir essa carência.

 



Veículo: Site Jornal Extra

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>