Geral
27/04/2016 13:24 - Novo perfil do consumidor movimenta o mercado da saudabilidade
Mais exigentes, clientes estão atentos aos rótulos, informações nutricionais, preço, benefícios e valor agregado dos produtos.
Segundo a pesquisa Nielsen, o ano de 2015 registrou crescimento de 16% na categoria de alimentos saudáveis na América Latina. No Brasil, onde o setor movimenta US$ 35 bilhões ao ano, a venda de comidas e bebidas saudáveis cresceu 98% nos últimos cinco anos. No mesmo período, os produtos tradicionais cresceram 67%.
Exigente, esse consumidor está mais atento aos rótulos, informações nutricionais, preço, benefícios e valor agregado dos produtos. Com tantas mudanças, as empresas precisaram rever os seus posicionamentos e rechearam as prateleiras com opções nutritivas, de qualidade e sabores que agradem a esse novo perfil.
Para o consultor de negócios e professor da IBE-FGV, Alcidney Sentalin, o grande diferencial das empresas que apostam em produtos saudáveis está nos exigentes clientes. “Agradar esse público é uma tarefa cheia de detalhes. Não é um bom encarte publicitário ou uma bela propaganda que vai fazer com que o produto seja sucesso de venda. O resultado é uma combinação de fatores. O item precisa ser economicamente viável para o consumidor, mas também precisa ser vantajoso para a empresa, para que tenha continuidade. Ser funcional e atender às expectativas são os itens essenciais”, alerta o professor.
Ainda segundo Alcidney, o segmento deve crescer cada vez mais, pois a população está ciente dos benefícios desses produtos. “Esse mercado deve estar acima da média dos demais alimentos por uma razão muito simples, a busca pela longevidade. No Brasil, a expectativa de vida aumentou e, com isso, a população passou a zelar ainda mais pela qualidade de vida”, ressaltou.
Nas prateleiras
Antes considerados apenas para atletas, público fitness e acompanhamento nas dietas, hoje, os produtos que se propõem a proporcionar vidas mais saudáveis conquistaram espaço nobre nas prateleiras dos supermercados, lojas especializadas e padarias. Com a crise econômica que abalou o país, muitas empresas se realocaram e encontraram novas oportunidades de crescimento.
Acompanhando as pesquisas e evolução do mercado da saudabilidade, a Ultrapan, empresa localizada em Valinhos, que atua há 25 anos no mercado de bebidas, apostou no poder das frutas e vegetais, além dos investimentos em pesquisas e tecnologia.
Com resultados positivos, a empresa ampliou o portfólio de produtos saudáveis e lançou o Frutaria 100% Integral nos sabores uva e laranja. “Esse suco não possui adição de água, é isento de corante, possui açúcar da própria fruta e não tem conservantes”, ressalta a gerente de marketing da Ultrapan, Vivian Zamoner. Outra aposta é o recém lançado Frutaria Monossabor, que possui alta porcentagem de néctar acrescentando ainda mais aspecto saudável e natural ao suco.
“Esses produtos são isentos de glúten, outra preocupação constante desses consumidores”, destaca a gerente, que reitera que o mercado da saudabilidade deve priorizar pela fabricação de itens saborosos e prazerosos, que mostrem resultados e benefícios na prática. “Os nossos consumidores buscam a satisfação de uma necessidade específica, algo que possa agregar ao estilo de vida mais saudável.”, diz Vivian.
Outro diferencial desse público está no comportamento. Além da busca de um produto saboroso e de qualidade, eles buscam atendimento diferenciado. “O mercado está experimentando um novo segmento de produto e as pesquisas revelam que a aceitação é positiva. Acredito que os investidores desse ramo terão sucesso, pois o crescimento deve continuar nos próximos anos”, finaliza o especialista da IBE-FGV, Alcidney.
Veículo: Portal Novidade

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria