Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/04/2016 13:31 - Tíquete promocional volta ao radar das varejistas para fisgar consumidor

Os cupons de desconto voltaram a ser largamente utilizados pelos varejistas nacionais para atrair o consumidor, que anda mais cauteloso diante da instabilidade econômica. A emissão de tíquetes promocionais em algumas empresas chegou a quadruplicar no primeiro trimestre deste ano.

No período, as buscas por cupons de desconto na internet atingiram o maior pico já registrado no País, segundo um levantamento do portal de buscas Google. Quem mais tem se aproveitado deste interesse maior dos clientes por descontos é o varejo, que já utilizava a estratégia com alguma eventualidade, mas tornou a alternativa mais recorrente por conta da demanda mais alta.

"Nós temos dados que mostram que 93% das pessoas no Brasil estão buscando cortar seus gastos de alguma forma neste momento. Isso levou uma grande parcela dos consumidores do País a conhecer os cupons de descontos. Percebemos um grande aumento nas buscas também e uma participação maior das empresas, principalmente restaurantes e supermercados", diz uma das sócias da Cuponeria, Nara Ianchan. A empresa emite papéis com descontos para lojas do comércio e serviços.

De acordo com a executiva, entre janeiro e março deste ano, a Cuponeria emitiu cinco vezes mais cupons que no mesmo período do ano passado. "Em 2015, a gente emitia cerca de 100 mil cupons por mês. Este ano o número já está em 500 mil, podendo aumentar ainda mais", afirma.

A alta procura chegou a surpreender a empresária por conta dos variados segmentos do varejo que têm buscado atrair o consumidor com cupons de descontos.

"Supermercados, por exemplo, aumentaram muito o interesse em participar. Era um segmento que não tinha tanto interesse pela margem reduzida que eles possuem. Mas, neste momento, não há outra saída senão cortar os preços. Restaurantes também aumentaram essas promoções, além dos shoppings, que também estão participando", conta.

Um deles, por exemplo, é o Atrium Shopping, em Santo André (SP), que tem oferecido aos seus clientes cupons com até 70% de desconto em lojas que operam no espaço.

Chamado de "Clube do Cupom", a campanha tem como objetivo atrair os visitantes principalmente visando as compras de Dia das Mães.

"Mais de 40 lojas estão participando. Os cupons são distribuídos na cancela do estacionamento e na administração do shopping, além da região de entorno", disse o Atrium Shopping, em nota.

Além dele, o Shopping Mooca, localizado na zona leste de São Paulo, possui estratégia semelhante. Os restaurantes de fast-food e concorrentes McDonald's e Burger King também passaram a oferecer os cupons de descontos, de forma mais regular no início deste ano. Em média, as promoções oferecem cortes nos custos dos produtos de cerca de 30%.

Extra e Pão de Açúcar também participam como parceiras ao oferecerem descontos em determinados produtos das gôndolas. Nesse caso, no entanto, as promoções são oferecidas pelas indústrias que fabricam os itens.

Descontos agressivos

Segundo Ianchan, da Cuponeria, além dos cupons estarem mais populares, os descontos também passaram a ser mais agressivos, com cortes maiores nos preços dos produtos. "Atualmente, a média de descontos fica entre 30% e 50%. Eles estão maiores que há alguns anos. Antes, a média era de até 30%", explica.

Para os estabelecimentos, a oferta com preços menores pode ser compensada pelo aumento de consumidores ou visitantes que os cupons de descontos geram para o local. "O aumento dessa busca (por cupons) foi muito grande durante a crise nos Estados Unidos, em 2008, e tem apresentado a mesma tendência agora no Brasil", comenta.

Os gastos das varejistas para realizar esses tipos de promoções, segundo Ianchan, são mínimos. A Cuponeria cobra um valor pela impressão dos papéis e oferece uma adaptação nos softwares de pagamentos do estabelecimento para que o caixa registre o número do cupom utilizado.

"Em geral, fazemos esse trabalho de forma gratuita. A menos que haja alguma barreira ou empecilho, então passamos os custos à empresa", diz ela.

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>