Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/04/2016 10:41 - Cliente adere ao crediário parcelado e busca controlar valor das prestações

A tomada de crediário ganha espaço como alternativa para driblar a crise. Apesar das taxas de juros mais altas, os consumidores têm a vantagem do "parcelamento que cabe no bolso" e lojistas aproveitam a modalidade para melhorar vendas e fidelizar clientes.

Segundo Flavio Peralta, vice-presidente comercial da Multicrédito, apesar de pouco divulgado no País, o crediário tem crescido. "Por um lado, o crediário se fortalece no mercado informal e nos clientes não bancarizados, que encontram nesse crédito uma condição melhor de pagamento. Por outro lado, o lojista o vê como uma opção de fidelizar o cliente e ter oportunidades de venda. Quando o cliente volta na loja para pagar a parcela, é a chance de ofertar um produto novo ou em melhores condições com o crediário da loja", identifica Peralta.

Em 2014, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), só 10% dos consumidores brasileiros afirmara fazer compras no crediário com frequência.

Um estudo feito pela Multicrédito, no entanto, aponta que já no segundo semestre de 2015, muitos dos consumidores já haviam relegado o uso do cartão de crédito para aderir ao crediário e que, dos 1.168 consumidores analisados, 42% o buscaram como saída para quitar débitos feitos por descontrole financeiro.

"O crediário sempre cresce em época de crise pois, como trabalha em cima de parcela, o consumidor consegue se recuperar mais facilmente. Além disso, a gente percebe um aumento de vendas do crediário que, tendo crescido 4,9% no segundo semestre do ano passado, continua agora com uma projeção nossa de 26% até o final do ano. Em segundo lugar, os lojistas também veem oportunidade, com um aumento de 53% de procura", conta Peralta.

Em relação aos juros, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), todos os tipos de loja que oferecem crediário aumentaram suas taxas de juros no mês.

"Para o lado do consumidor, como estamos com essa questão de taxas de juros muito mais altas, nessa hora vale muito mais a pena juntar dinheiro pra comprar à vista", diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Inadimplência


Somada ao crédito ruim, a lei do aviso de recebimento coloca a tendência do mercado voltada para a cautela. "Apesar de a gente ainda não ter visto uma queda na concessão de crédito influenciada pelo AR [Aviso de Recebimento], dá pra saber que essa situação tem potencial de piora. O crédito está caindo fortemente, as lojas estão com menos dinheiro, os consumidores estão tendo dificuldades e o aviso de recebimento só põe lenha nessa fogueira", ressalta Marcela.

A lei do aviso, que vigora desde janeiro do ano passado, impõe que só podem ser incluídos nos cadastros negativos dos birôs o inadimplente que for notificado por carta e assinar a confirmação. Caso o devedor não assine a correspondência, independente do motivo, seu nome não poderá constar como mau pagador.

Peralta ainda ressalta que "todo o cuidado é pouco" e que "é importante o investimento em novas tecnologias" por parte dos lojistas.

"A ferramenta que nós disponibilizamos, por exemplo, oferece a captura da foto do consumidor, fazendo uma varredura no sistema para identificar fraudadores por meio da biometria facial. Isso inibe os mal intencionados e facilita para o lojista em relação ao sistema de fraudes de inadimplência no momento mais importante da concessão do crediário, por exemplo, que é a hora do cadastro", conclui ele.

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>