Geral
14/03/2016 11:21 - Vendas no comércio recuam 2,2% em fevereiro
As vendas no comércio varejista brasileiro recuaram 2,2% em fevereiro e a queda menos intensa que nos meses anteriores contribuiu para o abrandamento da retração registrada no trimestre. Segundo, Kamalesh Rao, responsável pela pesquisa Spending Pulse, nem a melhora da confiança do consumidor foi suficiente para “trazer mais vida ao varejo”. “O ligeiro aumento na taxa de inadimplência e a redução do crédito, combinados à alta no endividamento das famílias, apontam para uma fraqueza contínua dos gastos dos consumidores”, afirmou.
De acordo com o relatório, entre dezembro e fevereiro, o declínio do varejo ficou em 7,6%, ante contração de 8,9% no quarto trimestre de 2015. Segundo a empresa, “parte relativa da reação de fevereiro deveu-se ao efeito calendário naquele mês: um dia extra devido ao ano bissexto”. O efeito calendário é apontado também como um dos responsáveis pela alta de 7% no e-commerce no segundo mês do ano na comparação com igual período de 2015. A MasterCard estima que, em março, o e-commerce deve registrar um crescimento nas vendas devido ao Dia do Consumidor.
Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio em fevereiro: artigos farmacêuticos, materiais de construção, supermercados e bens pessoais. Por outro lado, os segmentos de móveis e eletrônicos, roupas e combustíveis ficaram abaixo da média geral.
Na divisão geográfica houve queda em todas as regiões em dezembro. A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-6,5%), seguido por Norte (-5,4%) Sul (-4,1%). As regiões Nordeste e Sudeste tiveram recuos menos intenso, de 1,2% e 1,3%, respectivamente.
Metodologia - O Spending Pulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria