Geral
04/03/2016 10:48 - Cliente mais cauteloso faz fidelização no varejo cair
A crise econômica e a queda na renda estão levando o consumidor a deixar de lado suas preferências, em função da busca por produtos mais baratos. Segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), apenas 11% dos consumidores se mantêm fieis às marcas no supermercado.
O estudo revela também que mais de 27% dos clientes no varejo alimentício já realizaram a substituição de marcas preferidas ao buscar itens com preços mais baixos. "O mercado, neste ano, tende a ver um consumidor com menos recursos, mais atento a preços, e pouco propenso a pequenos luxos. O atendimento deve sempre ser um diferencial, mas de fato, para 80% ou 90% dos consumidores, o que vale mesmo é o preço, combinado à comodidade", diz o presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado.
A pesquisa identificou também que algo semelhante ocorre com locais de compra, já que pouco mais de 14% dos entrevistados se mantêm fiel a um local de compra, e, dentre os fiéis, grande parte (35%) escolheu o local de fidelidade por conta do preço.
Outros 22% dos respondentes possuem local de preferência, mas admitiram pensar em mudar de local para buscar economia.
"Cabe aos empresários interpretar esses fenômenos e saber que o horizonte de tempo dessa crise tende a ser de médio para longo. Ao menos um ano, e provavelmente de dois a três, na hipótese mais provável hoje", afirma.
Compras mais baratas foram citadas por 35% dos entrevistados que afirmaram nunca ter escolhido marcas ou locais de preferência. Para o Sincovaga, isso indica que mesmo sem o advento da crise, mais de um terço dos consumidores buscam preço ou conforto em detrimento de uma marca ou estabelecimento.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria