Geral
17/03/2009 12:44 - Propaganda popular
Na semana retrasada antecipamos aqui na coluna alguns dados da pesquisa feita pela agência de publicidade McCann Erickson sobre o perfil de consumo da Classe C brasileira. O estudo completo, divulgado na última quarta-feira, mostrou que esse segmento não se classifica como pobre e sim como uma classe média baixa. Essas pessoas não passam fome, embora também não tenham dinheiro sobrando. O que eles querem é manter as conquistas dos últimos anos, consumir sem preocupação e ter acesso às coisas boas, o que antes era privilegio da elite nacional.
Mas enganam-se os que pensam que a classe C brasileira quer ter a mesma vida que a classe A. Mesmo melhorando de vida, 53% dos entrevistados continuariam morando no mesmo bairro. Eles também rejeitam produtos e lugares considerados chiques demais. Ou seja, querem comprar mais sem deixar de ser o que eles são. Isso coloca por terra o argumento usado por muitas marcas, que mostram pessoas e locais chiques nas suas propagandas, por achar que os mais humildes almejam alcançar o mesmo estilo de vida.
Crédito para esse segmento é muito importante para viabilizar os sonhos de consumo. Porém, 81% dos entrevistados têm vergonha de tomar empréstimos, 91% acham o processo de credito burocrático demais e 70% sentem falta de mais informações sobre como usar o cartão de credito.
Com base nos dados dessa pesquisa, a McCann está criando uma nova agência, chamada Bairro, exclusivamente para atender clientes interessados em falar com o consumidor popular. Provavelmente terá trabalho para atrair clientes. Afinal, ainda hoje, são inúmeras as empresas que vivem a ‘Vergonha da Classe C’, ou seja, a miopia de querer fazer negócios exclusivamente com os endinheirados no Brasil.
Veículo: Gazeta Mercantil

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria