Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/02/2016 10:45 - Varejo físico apresenta queda no fluxo de pessoas

          Segundo dados da Virtual Gate, o tráfego de consumidores nas lojas em janeiro caiu cerca de 6,7% em comparação com 2015.

A recessão vem afetando o varejo físico nacional, como é possível observar pelo grande número de lojas que foram fechadas no país em 2015 e, consequentemente, a redução de postos de trabalho no setor. Essa situação, além das questões atreladas à política econômica do país, passa também por uma mudança no comportamento do consumidor, que em janeiro de 2016 teve um fluxo 6,7% menor nas lojas físicas em relação ao mesmo período de 2015.

Segundo Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, empresa responsável pelo monitoramento no tráfego de pessoas em mais de 1.200 estabelecimentos em todo o país, a queda no fluxo de pessoas no início deste ano vem seguindo a tendência apresentada em 2015, ano que “fechou com uma redução de fluxo que obedeceu às tendências de curva de fluxo sazonais de mercado, mas apresentou uma queda quase que no mesmo nível durante todo o ano, se comparado com 2014”.
Tendência deve se repetir em 2016

Para 2016, Camargo considera que o quadro deve se repetir em decorrência do momento recessivo pelo qual o Brasil vem passando: “A tendência é que neste ano, pelo menos inicialmente, esse caminho seja parecido. Ou seja, o mercado apresente números mais reduzidos, por conta da situação econômica”, diz.

De acordo com ele, até o momento não foi possível identificar um movimento anormal no índice, registrado há pelo menos três anos, mas divulgado ao mercado apenas a partir de 2014. Assim, “no mês que sobe, sobe em todos os anos, no mês que desce, desceu em todos, mas sempre com números comparativamente menores”. “A alteração não tem sido pontual, tem se mostrado distribuída ao longo do ano. O fluxo de lojas vem reduzindo, a partir de 2014, nos meses quando comparados”, aponta.
Interesse de compra

Mais do que necessariamente indicar a redução das vendas e, consequentemente, do lucro das lojas físicas, a análise do fluxo de pessoas está relacionada ao interesse de compra dos consumidores que entram nos estabelecimentos buscando por determinados produtos ou serviços pelos quais estão interessados. Nesse aspecto, Caio Camargo aponta uma queda no interesse de compra ao longo dos períodos.

Segundo ele, “de cada cinco pessoas que entram em um ponto-de-venda, apenas uma compra”. As razões para a não realização da compra são variadas, compreendendo “desde o 'não atendimento' até questões como mix, preços, condições, etc.”. Trabalhando com a noção de taxa de conversão aplicada aos estabelecimentos físicos, que corresponde à relação entre o fluxo de pessoas e as vendas, Camargo aponta que a média do mercado tem sido entre 17% e 20%. Porém, o índice pode ser ainda menor, como em “alguns mercados nos quais a decisão de compra é mais cognitiva, como o setor de eletroeletrônicos, por exemplo. Nesses casos de mercado, a média tem sido entre 5% e 10%”.

A cultura da taxa de conversão já é algo bastante aplicada à internet, sobretudo no comércio eletrônico, e agora vem servindo de instrumento para que o varejo físico desfaça alguns mitos, como a ideia de que todos são sempre atendidos: “Tem-se a impressão que se atende quase todo mundo, mas todo mundo tem uma experiência de consumo para contar na qual entrou em uma loja e não foi atendido”, afirma. “Se um gerente diz que não vende mais porque não entram mais pessoas na loja, a questão agora é saber quantas pessoas deixaram de entrar e quanto mais de pessoas ele precisa que entrem na loja para que possa perseguir suas metas”. Assim, “Não dá mais para 'achar' no varejo. É tempo de 'saber'”, conclui.

 



Veículo: Site Blasting News

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>