Geral
15/01/2016 12:09 - Café em cápsulas ganha mercado em Minas
Maior demanda por grãos especiais leva os cafeicultores a investirem na qualidade final do produto.
A praticidade de preparo e a qualidade diferenciada do café em cápsulas vêm impulsionando o consumo do produto. Entre 2014 e 2019 a expectativa é triplicar o faturamento do setor no País, segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O maior interesse pelas cápsulas e o reconhecimento por parte dos consumidores em relação aos cafés especiais são incentivos para que os cafeicultores invistam na qualidade final do grão, que tem preços mais elevados no mercado.
O faturamento estimado para o setor ficou em R$ 1,4 bilhão em 2015, ante R$ 1 bilhão em 2014, alta de 40%. A expectativa é alcançar, em 2019, R$ 2,96 bilhões. O levantamento mostrou também que o consumo atual de café em cápsulas no País é crescente. Em 2014 foram 6 mil toneladas e em 2015 cerca de 8 mil toneladas, alta de 33,3%. Para 2019, a projeção é de um consumo de 16 mil toneladas.
De acordo com o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, as expectativas são positivas para os próximos anos e a tendência é que cada vez mais pessoas tenham acesso às máquinas de monodoses. O aumento da oferta de máquinas a preços mais acessíveis será o principal impulsionador do consumo de café em cápsulas.
Um dos fatores que tornou os preços mais competitivos foi a queda da patente da Nespresso. Porém, a aposta é que o grande crescimento dará através de máquinas mais acessíveis como Dolce Gusto e Três Corações, que podem ser encontradas nos principais varejistas.
“As mudanças no hábito de consumo de café estão acontecendo rapidamente. As pessoas estão adotando novas formas e a que vem apresentando maior crescimento são as cápsulas, presentes no Brasil há oito anos e no mundo há mais de 20 anos. O crescimento se deve a um conjunto de fatores como a oferta de um café diferenciado, de inovação e praticidade, por exemplo. A forma de extração, feita em alta pressão, exige café de melhor qualidade, e o consumidor vem valorizando isso”, avalia Nathan.
Demanda - A maior demanda pelos cafés especiais e, principalmente, pelas cápsulas, é vista como fundamental para estimular a produção de cafés de alta qualidade e a manutenção de parte do volume no mercado interno. O processamento do produtos pelas indústrias Dolce Gusto, da Nestlé, e da Café Três Corações, instaladas em Minas Gerais, também estimulará a demanda pela bebida diferenciada.
Segundo Nathan, o consumo crescente de cafés em cápsulas é importante para o Brasil e para Minas Gerais, maior Estado produtor do grão, não só por oferecer uma melhor qualidade para atender o consumidor, mas por significar agregação de valor em toda a cadeia, inclusive para o cafeicultor. Como a exigência é de cafés de melhor qualidade, os produtores que se adaptarem terão mercado garantido.
“A demanda por cafés especiais já existe e a instalação de grandes grupos industriais, que são compradores significativos, fará com que seja ainda maior. Isso agrega valor à indústria porque a cápsula tem valor mais alto, marketing e logísticas diferenciados. Também agrega valor para o varejo, já que é crescente o número de casas especializadas em café e de supermercados que comercializam grãos diferenciados a preços mais elevados que os comuns”, explica Nathan.
Ao longo de 2015, o consumo total de café no País ficou em 20,5 milhões de sacas, variação positiva de apenas 0,86%, frente a 2014. A expectativa da Abic é alcançar 21 milhões de sacas em 2016, o crescimento moderado se deve aos efeitos da crise econômica brasileira.
Com a alta registrada em 2015, o consumo per capita de café alcançou 4,9 quilos por habitante ao ano do tipo torrado e moído, o que equivale a 6,12 quilos de café verde em grão ou 81 litros por habitante ao ano.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria