Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/01/2016 10:40 - Consumidores optam por marcas mais baratas, diz pesquisa

                                    Estudo realizado com 12 redes de supermercados mostra alteração no comportamento de compra.

A Netpoints, programa de fidelidade para o varejo e presente nacionalmente a partir de 12 redes supermercadistas, verificou uma sensível mudança no impacto de compras em supermercados, que concentram os itens básicos de consumo da população.

A pesquisa mostrou que os consumidores passaram a optar por produtos mais baratos. Na troca de itens em função do valor, as carnes suínas e frios embalados foram os produtos que tiveram maior aumento de consumo em 2015. Leite e demais bebidas, assim como a categoria de produtos de utilidade para o lar, foram as que mais perderam participação nos supermercados pesquisados.

Das 39 categorias dos supermercados analisadas e que representam 85% do faturamento dos estabelecimentos, 18 apresentam queda e apenas 4 grupos não tiveram alteração no período, são eles: café, bomboniere, tabaco e requeijão/manteiga.

Entre as categorias que tiveram aumento de frequência e ticket médio estão: carnes suínas, raízes e tubérculos, papel descartável, condimentos, caldos, limpeza e pratos prontos.

Para demonstrar a mudança de comportamento do consumidor, verificamos aumento de consumo de 50% na categoria carnes suínas e 36% na categoria de frios. Refrigerantes (-9%), demais bebidas como cervejas (-13%), sucos, isotônicos e chás      (-10%) perderam participação nas compras dos clientes.

A frequência de compra de carne suína em 2015 aumentou 23% assim como frios embalados que tiveram um aumento de 35%. O ticket médio com carne suína também teve destaque positivo com aumento de 3%. Por outro lado, foi identificado queda no ticket médio nas categorias aves (-2%) e carnes bovinas (-7%).

As categorias hortifrúti/verduras e raízes/tubérculos tiveram aumento de participação de 15% e 14% respectivamente, enquanto os legumes tiveram redução de 5%.  Notou-se ainda uma variação na seção padaria, a venda de pães industrializados cresceu 7% já a panificação própria do supermercado recuou 6%.

“As alterações são reflexos da situação econômica. Vemos o cliente fazendo opções na mesma categoria por produtos mais baratos e escolhas que indicam que está optando por comer cada vez mais em casa. O crescimento de categorias como frios e pães industrializados demonstra uma substituição do jantar por um lanche, mais em conta, por exemplo”, comenta Carlos Formigari, presidente da Netpoints.

 



Veículo: Site Paraíba Total

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>