Geral
21/12/2015 09:54 - Lojas criam estratégias para reduzir perdas no Natal
Pouco otimista com o período, mercado se esforça para alcançar o mesmo resultado do ano passado.
Se a maior parte dos consumidores pretende manter as comemorações de fim de ano tendo apenas mais atenção aos gastos, o clima não é tão bom para quem precisa vender. Segundo pesquisa da Fecomércio-PE, 56% dos empresários pernambucanos acreditam que haverá uma redução no desempenho em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Região Metropolitana do Recife, esse número aumenta para 58,6%. Cientes das dificuldades, grandes redes de atacado e varejo criam estratégias para reduzir as perdas.
A estratégia da rede Assaí Atacadista, por exemplo, foi oferecer o parcelamento em três vezes sem juros e segurar os preços. “Este ano vai demandar um comportamento mais cauteloso dos consumidores. Então nos esforçamos para oferecer preços mais competitivos. Para isso, fizemos negociações em grandes volumes e mantivemos a estocagem nas próprias lojas, dispensando a necessidade dos centros de distribuição, o que reduz muito nossos custos”, revela o presidente da marca, Belmiro Gomes.
Negociações antecipadas e ações promocionais diferentes a cada semana são as estratégias do RM Express. “O movimento começou a aumentar nessa semana e esperamos que cresça. Produtos mais baratos e os nacionais estão saindo mais. Estamos priorizando as bebidas, já que é o momento em que saem mais”, afirma o gerente de compras do RM, Filipe Torres. Já o Walmart investiu na oferta de produtos sazonais de marcas próprias vendidas em suas lojas, que, segundo a empresa, podem custar até 20% mais barato.
Com orçamentos mais apertados, muitas famílias passaram a recorrer à redes de atacarejo ao longo de 2015 e não deve ser diferente no último mês do ano. “Percebemos uma mudança no perfil do público há alguns meses. Esse grupo a mais, que antes não frequentava as lojas, vai ser o diferencial para alcançar o nosso desempenho mínimo esperado para as vendas de fim de ano”, acredita o gerente de operações das lojas Deskontão, José Kennedi Moais.
Veículo: Jornal do Commercio - PE
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria