Geral
07/12/2015 12:15 - Setor de supermercados cresce mais de 8% no Sul de Minas em 2 meses
Em tempos de economia difícil, os números mostram queda no consumo em alguns setores. Mas no Sul de Minas, o setor de supermercados não sentiu esta crise. Os últimos meses foram melhores que os do mesmo período do ano passado, com um crescimento de mais de 8%. Para os economistas, isso é reflexo de uma mudança no comportamento dos consumidores, que estão gastando menos fora de casa.
O último levantamento da Associação Mineira dos Supermercados (Amis) mostra que o mês de outubro foi de um consumo 2,57% maior que no mesmo período do ano passado em Minas Gerais. Já na comparação com setembro deste ano, a alta no número de vendas foi ainda maior, com 6,5%.
No Sul de Minas, esse aumento de vendas, de setembro pra outubro, também foi grande, com 8,56%. É o segundo melhor índice do estado, ficando atrás apenas da região do Vale do Rio Doce.
Segundo o economista Carlos Manoel Frade, isso pode ser resultado justamente de uma mudança no comportamento do consumidor. "O consumo fora de casa cai mais rápido do que dentro de casa. Você deixa de ir num restaurante, por exemplo, e passa a comprar a sua cervejinha, o seu tira-gosto, e fazer isso em casa ao invés de consumir lá fora", explica.
Investimentos
Para aproveitar esse resultado, as redes de supermercados têm adotado várias estratégias. Uma delas, de Varginha (MG), tem oito lojas só no Sul de Minas. O gerente Vanderson Costa Silva diz que, cada vez mais, o grupo tem apostado em promoções pra cada dia da semana.
Outra rede tem investido na expansão e acaba de abrir uma nova loja dentro de um shopping em Varginha. Foi a forma encontrada para facilitar o acesso dos clientes, que em alguns casos têm direito até a entrega grátis das compras.
"A gente ganha o cliente no detalhe, no serviço hoje, porque produto, preço, varia, muda a marca, deixa de comprar o mais caro, compra o mais barato, mas é esse serviço que faz vender um pouco mais, é esse entender o consumidor e dar um atendimento mais especializado que faz conseguir manter essa venda em crescimento", explica o diretor da rede Gustavo Franco.
Com esse investimento, o consumidor acaba ganhando mais opções na hora de escolher onde fazer as compras. "O consumidor tem o direito de escolher onde está com o preço mais em conta, através disso ele acaba comprando outras coisas dentro da rede de supermercados", conta a aposentada Darci Ossani.
Veículo: Portal G1
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria