Geral
07/12/2015 12:14 - Zaeli vai expandir distribuição em São Paulo
Fabricante paranaense planeja aumentar as vendas em dois estados da Região Sudeste nos próximos quatro anos. Estratégia é resposta ao avanço de grandes empresas no mercado regional.
A Zaeli planeja aumentar a presença dos seus produtos no varejo paulista em 2016. Com a ampliação da distribuição, a empresa espera crescer embalada pela chegada a novas cidades e fazer frente ao avanço de grandes indústrias, que têm acirrado a disputa regional.
"A Zaeli tem uma luta contínua em relação aos concorrentes que querem atuar no varejo de pequeno porte e nos mercados regionais, tem adotado um novo plano estratégicos para continuar crescendo", conta o diretor comercial da Zaeli, Aleksandro Siqueira.
O executivo explica que a estratégia da fabricante paranaense de alimentos é ampliar as vendas para novos clientes em diferentes regiões do País para aumentar as vendas nos próximos anos.
"Estamos buscando aumentar a nossa participação no estado de São Paulo, com foco em pedidos pequenos, a partir de R$ 300 em determinadas regiões", diz.
De acordo com Siqueira, o varejo de menor porte, tradicionalmente, realiza encomendas com valor entre R$ 250 e R$ 300. Mas, com o consumo dos brasileiros retraído neste ano, os pedidos de menor volume têm se tornado mais comuns.
"Mesmo que tenhamos pedidos de menor volume, a quantidade de produtos que esperamos comercializar em São Paulo será muito significativa para a Zaeli. Isso deve ajudar, inclusive, nas futuras negociações com fornecedores, já que passaremos a comprar volumes maiores de insumos", ressalta o diretor.
Siqueira conta que a equipe da empresa começou a planejar a estrutura de distribuição em São Paulo em maio deste ano. Atualmente, a Zaeli tem 150 pessoas trabalhando em duas unidades no estado, uma localizada em Mogi das Cruzes e uma em São Paulo. Mais duas unidades, em Araçatuba e Jundiaí, estão previstas. Para o Rio de Janeiro, o executivo conta que a perspectiva é estruturar uma operação local no segundo semestre de 2016.
"Hoje, a empresa é forte nas regiões Sul, Norte e Nordeste, mas estamos com foco em São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos quatro anos, porque, além do mercado consumidor grande, essas regiões são estratégicas como rota para atender outros estados", comenta ele.
O diretor de negócios e projetos da DirectBiz Consultants, especializada em consultoria sobre venda direta, Rui Adriano Rosas, destaca que São Paulo é sempre alvo das empresas que têm planos de expandir sua presença no mercado doméstico nacional. O consultor lembra, entretanto, que preparar a estrutura de abastecimento é fundamental para garantir a entrada e permanência no mercado.
"Nossa orientação para empresários que nos procuram é sempre que façam um piloto das operações antes de expandir os negócios em São Paulo, principalmente no canal de venda direta", afirma ele.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria