Geral
30/11/2015 10:21 - Consumidor ‘geek’ mantém poder de compra e incentiva mercado nacional
Amantes da cultura pop possuem recursos para gastar, o que permite o surgimento de novos negócios para o nicho; todo o potencial poderá ser visto durante a segunda edição de Comic Com.
Solteiro, com renda familiar e acesso à tecnologia acima da média, ensino superior completo e vivendo nos grandes centros: a estabilidade dos chamados "geekies" - observada mesmo em um momento de crise - incentiva empresas nacionais a apostarem alto no mercado da cultura pop e na profissionalização do setor.
Provar que a cultura geek não é brincadeira é um dos objetivos da segunda edição da Comic Con Experience, ou CCXP, que começa dia 3 de dezembro. Além das tradicionais ações promocionais de grandes players do mercado do entretenimento - como Warner, Sony e Fox -, o evento receberá a primeira edição do CCXP Business Summit.
"O objetivo é articular e fomentar negócios cruzados entre as principais lideranças da indústria do entretenimento", explica o sócio da Lunica Consultoria - responsável pela curadoria do painel - Marcos Avó.
Entre os temas em pauta estão a utilização do conteúdo pop para a promoção de marcas, o combate à pirataria e o incentivo à produção de conteúdos nacionais. Representantes de empresas como Disney, Netflix e Globo - que também marcarão presença na CCXP através de estandes próprios - participaram da sequência de debates.
Cultura pop
Cinema, séries para TV, games, histórias em quadrinhos e objetos colecionáveis: todas elas são verticais do fenômeno conhecido como cultura pop. Com a popularização do acesso à internet e das redes sociais, os aficionados se multiplicaram - tal as oportunidades de negócios.
"Foram muitas as tentativas de montar a Comic Con no Brasil", conta o CEO da CCXP, Ivan Costa. Realizado no exterior desde os anos 60, a primeira edição nacional ocorreu ano passado, reunindo 97 mil pessoas e 70 expositores. Os organizadores estimam que R$ 10 milhões em produtos foram comercializados durante os quatro dias.
Em 2015 os números devem ser superados: 120 mil pessoas são esperadas e os ingressos para dois dos quatro dias já estão esgotados. O número de expositores subiu para 150 e o evento passou a fazer parte do calendário oficial da São Paulo Turismo (SPTuris), que realiza a gestão turística da capital paulistana. Segundo a organização, cerca de 60% do público virá de fora de São Paulo.
Costa credita o sucesso da empreitada à experiência do holding de empresas que estão promovendo a CCXP no lidar com o público geek: além da agenciadora de quadrinistas Chiaroscuro Studios, da qual Costa é sócio e da importadora de colecionáveis Pizzi Toys, o Omelete Group também está no negócio.
CEO do Omelete, Pierre Mantovani, conta que a iniciativa de expandir aquilo que começara como um portal de cultura de pop (que hoje recebe 6,7 milhões de acessos mensais) já está em curso há três anos. Investindo sempre no nicho geek, o conglomerado reúne o site Omelete, a loja especializada Mundo Geek, a participação na CCXP e uma agência de turismo específica para o atendimento dos fãs de fora que acompanharão o evento. "Estamos dobrando de tamanho", afirma Mantovani.
Recentemente, a empresa aportou R$ 2 milhões na startup de streaming de quadrinhos Social Comics. "Será uma plataforma com assinatura mensal. Já temos 1.200 conteúdos diferentes e queremos incentivar a produção independente", declara Mantovani - que mira o mercado latino-americano, "quatro anos atrás do brasileiro" em relação ao consumo geek. Produzir conteúdo exclusivo para web também está no radar.
A estratégia é a mesma empreendida pelo Netflix, que está cada vez mais focada na produção de conteúdo próprio e uma das principais atrações da CCXP. Integrantes do elenco de duas séries e um filme próprios do canal de streamings estarão no evento.
"É uma mudança comportamental que já está consolidada", avalia Mantovani: de acordo com o último levantamento do Omelete, a popularidade das plataformas do gênero já deixou para trás a da televisão a cabo entre os amantes da cultura pop.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria