Geral
26/11/2015 10:24 - Comércio aposta da Black Friday para alavancar as vendas de fim de ano
Criado nos Estados Unidos, dia de promoções acontece na sexta-feira (27).
Com vendas em queda há oito meses consecutivos e retração de 6,8% no acumulado do ano, o comércio aposta na Black Friday para alavancar os negócios no setor. O dia de descontos, que acontece amanhã, servirá para antecipar as vendas do Natal e dar um respiro ao setor. Em Pernambuco, os shoppings e o comércio de rua vão estender o horário de funcionamento na expectativa de turbinar as vendas.
Mesmo com o desaquecimento da economia e a queda no consumo, a expectativa é de crescimento de 12% nas vendas da Black Friday em relação ao ano passado. A data surgiu nos Estados Unidos e é caracterizada por promoções significativas no comércio virtual e em lojas físicas do mundo todo. No Brasil a Black Friday está na sua sexta edição. O site Busca Descontos ajudou a implantar o dia de descontos a partir de 2010. A expectativa dos diretores do site é movimentar R$ 978 milhões, superando os R$ 871,9 milhões de 2014.
Uma das novidades este ano é o aumento da participação de pequenos negócios na Black Friday. Pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) aponta que nesta edição, 75% das empresas virtuais que vão participar da maior liquidação do comércio eletrônico brasileiro são micro e pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. O número é 80% superior ao do ano passado.
Na avaliação do diretor superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Hugo Philippsen, a Black Friday é uma data importante para o comércio, podendo ser considerada uma arrancada para as vendas de final de ano. As expectativas da CDL para a data são altas, mas ainda a entidade prefere não arriscar um percentual de crescimento das vendas para a data. há um percentual do impacto que a data pode causar no comércio de rua.
O economista do Instituto Fecomércio, Rafael Ramos, acredita que o desempenho da Black Friday deverá empatar com o de 2014 ou ter um crescimento modesto. “O comércio já vinha fazendo promoções ao longo do ano todo para diminuir os altos estoques. As famílias estão receosas com a probabilidade do desemprego e evitando fazer gastos”, diz.
Em Pernambuco, as lojas prometem oferecer descontos de até 70% e algumas empresas vão estender a promoção para todo o fim de semana. É o caso da Refazenda, que começa a liquidação amanhã e estende até o próximo domingo.
Veículo: Jornal do Commercio - PE
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria