Geral
23/11/2015 10:23 - Prato predileto do brasileiro está mais caro em 2015
Arroz, feijão, bife e batata-frita tiveram alta nos preços em 2015.
O tradicional prato brasileiro com arroz, feijão, bife e batata-frita está mais caro, de acordo com levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), utilizando dados do Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS).
No ano, o preço do arroz subiu 1,28% (4,99% em 12 meses) e o feijão teve alta de 20,28% (39,29% em 12 meses). O bife também subiu, tanto alcatra (4,74% no ano, e 15,77% em 12 meses) quanto o coxão-mole (9,79% no ano e 11,31% em 12 meses). Já a batata teve alta expressiva de 5% no ano e 91,62% em 12 meses.
O gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, destaca que os preços impactam diretamente o poder de compra da população, já que a alta de itens de primeira necessidade reflete de maneira mais expressiva nas classes de renda mais baixa. “Para a população mais pobre, cerca de 30% do salário é destinado às compras de alimentos e bebidas, enquanto para a média dos brasileiros os alimentos representam, aproximadamente, 20% destas despesas”, conta.
Para o economista, a pressão sobre os custos continua sendo o principal fator a comprimir os preços dos produtos. Ele citou como exemplos o reajuste no preço da energia elétrica e a variação expressiva do dólar.
Em outubro, houve uma desaceleração dos produtos in natura em função de uma maior oferta de produtos, da melhora no clima e do período de safra de alguns artigos, o que favoreceu o cultivo de frutas, legumes e verduras. “Isso ajudou a evolução mais moderada no indicador geral de preços nos supermercados. Ou seja, não fosse o comportamento de desaceleração dos preços dos produtos in natura, a inflação dos supermercados neste mês seria ainda mais alta”, finaliza Rodrigo.
Veículo: Jornal do Brasil
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria