Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/11/2015 10:18 - Varejo europeu dita as regras e afeta citricultura do Brasil

Com a propaganda negativa no maior mercado consumidor de suco brasileiro, outras bebidas ganham espaço nos supermercados da região; China ainda é promessa para o setor no país.

Basta uma visita a qualquer supermercado alemão para compreender os rumos do segmento de sucos e, de fato, a perspectiva não é das melhores. No país líder em consumo per capita da bebida, dentre os integrantes da União Europeia, os espaços do varejo são destinados a outros subprodutos de frutas, como as águas com sabores e gaseificadas.

Não por acaso há uma retração gradativa na demanda por sucos na região e as companhias brasileiras já sentem esse reflexo. A estrutura do varejo na Alemanha é ligeiramente distinta do que é encontrado no Brasil.

Os mercados convencionais se parecem com os atacadistas brasileiros, nos quais as bebidas ficam empilhadas ao centro dos corredores e a lei do menor preço vigora. Não há prateleiras. Os gaseificados, de players tradicionais ou 'genéricos' tomam conta de alguns dos maiores volumes apresentados. As águas com sabores respondem pelo menor valor, pois são elas que, ao lado dos multivitamínicos, têm substituído os sucos no cotidiano europeu. "Na Europa, está acontecendo um fenômeno. Os supermercados buscam volume em cima da promoção de outros produtos, são eles quem ditam a concorrência de acordo com o que for mais competitivo para eles", disse o diretor da WeserGold, Thomas Mertens, uma das maiores fabricantes de suco da Alemanha.

De acordo com um levantamento da consultoria de varejo GFK, apresentado por Mertens, os sucos de laranja e maçã ainda são as bebidas mais consumidas pelos europeus, porém em declínio. Em contrapartida, os multivitamínicos já assumem a terceira posição e seguem crescentes. As posições quatro e cinco do ranking são ocupadas por mixes de produtos à base dos sucos comuns de laranja e maçã, respectivamente.

Conforme publicado no DCI, dados da Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN) indicam que os alemães registraram consumo de 2,4 bilhões de litros de sucos e néctares (com menor percentual da fruta) em 2014, seguidos pela França que consumiu 1,55 bilhão. No entanto, a demanda total por estas bebidas na União Europeia teve retração de 10,02 bilhões de litros em 2013 para 9,7 bilhões no ano passado.

O gerente geral da Louis Dreyfus Commodities, Murilo Parada, destaca que este cenário começou a ficar mais preocupante nos últimos três anos. "Houve uma promessa de crescimento nos emergentes que não se confirmou. A China nunca foi uma realidade para o suco de laranja brasileiro como foi para outras commodities. Tínhamos uma esperança de que haveria uma compensação com os emergentes que nunca se materializou em volume a ponto de transformar a figura do negócio. Sendo assim, a Europa nos preocupou porque era nosso principal mercado", lembra.

Os executivos contam que houve uma forte propaganda informando que o suco de laranja, em especial, trazia problemas para a saúde, tais como o ganho de peso. Desta forma, o setor que havia se constituído com base no suco 100% passou a se adaptar às condições do consumidor, que agora exigia percentuais menores da fruta na bebida. "Começamos a perder porque havia um volume menor da fruta", diz Parada. O consumo entre os chineses já nasceu com outra dinâmica, onde os néctares são os mais procurados. O gerente da Dreyfus diz que, embora muito insipiente, a China importa o suco tipo NFC do Brasil, fato que lança uma nova expectativa de avanço neste mercado.

"Uma tendência forte que está acontecendo é a necessidade do consumidor de entender a origem do produto e os processos utilizados em sua fabricação. Apostamos em transparência nisso", acrescenta o diretor da WeserGold.

Caminho do suco

Após a fruta sair dos pomares, passar pelo processamento e, em seguida, pelos portos brasileiros, o suco de laranja tem como uma de suas principais entradas o terminal belga de Ghent. Lá estão instaladas as operações da Dreyfus e da Citrosuco. A Cutrale recebe o produto por Roterdã, na Holanda.

Na estratégia da Dreyfus o destaque vai para os tanques flex, removíveis dos navios e com possibilidade de uso por outros sucos, além do tradicional sabor laranja - apesar de nunca terem substituído o produto tradicional. Ao sair da embarcação congelada, a bebida é sugada para outros tanques responsáveis pelas etapas de blend (misturas), inclusão de polpa, etc.

"Uma dificuldade que temos é a de explicar para o consumidor que, de acordo com a qualidade da safra, o suco pode estar mais ou menos suscetíveis à produção das variações NFC ou FCOJ [concentrado]. Nestes casos estamos levando em conta o nível de acidez da fruta e outras especificidades", contam o gerente de controle de qualidade, Rick Sabiran, e o gerente da planta, Hans Havelaar, da Dreyfus.

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>