Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/10/2015 10:19 - Consumidor não planeja suas finanças, diz CDL

A falta de planejamento financeiro ainda é grande entre os consumidores da capital mineira. De acordo com pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), realizada com 200 consumidores, a maioria da população, 54%, não realiza nenhum tipo de planejamento, seja pessoal ou familiar. A organização financeira é ainda mais importante no momento atual de retração da economia e aumento do desemprego.

Segundo o vice-presidente da entidade, Marco Antônio Gaspar, a falta de planejamento é um dos principais fatores da inadimplência. O índice é maior entre os consumidores de baixa renda (66,7%) do sexo feminino (57,1%) e com idade entre 45 a 64 anos (63,2%).

"O índice de 54% dos consumidores que não têm nenhum planejamento é muito alto. Essas pessoas são fortes candidatas a se endividarem e terem o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O planejamento prevê que uma parcela dos ganhos seja reservada, para se ter condições de quitar dívidas, gastos não previstos ou adquirir bens. Quem não tem está organização fica mais vulnerável, principalmente, no atual momento de retração da economia, alta dos juros, da inflação e do desemprego", explicou.

Dentre os entrevistados, 23% têm planejamento pessoal, 13% pessoal e familiar e 10% somente o planejamento familiar. Uma das conseqüências da falta de planejamento do orçamento é o maior comprometimento da renda. A pesquisa da CDL-BH mostrou que 11,1% dos consumidores da classe E e 3,6% da classe C e D comprometem mais de 100% da renda mensal familiar com parcelamentos ou financiamentos.

"O índice elevado reflete a total falta de planejamento financeiro desses consumidores e o aumento da inadimplência na Capital. O indicado é que o consumidor comprometa apenas 30% da sua renda com dívidas. Percentuais maiores podem provocar o endividamento em casos de emergência e falta de reserva financeiraõ, afirma.

Entre os entrevistados que adotam a recomendação da CDL-BH de comprometerem até 30% da renda, o índice é maior entre os homens, 66,6%, contra 55,5% das mulheres. Entretanto, 13,3% dos homens comprometem mais de 100% da sua renda familiar, índice que é inexistente entre as mulheres. Por faixa etária, está entre os jovens o maior percentual, 12,5%, de consumidores que deve mais do que recebe, entre os adultos de 25 a 44 anos este dado é de 4,2%.

Pagamento - A pesquisa da entidade também apurou as principais formas que os consumidores quitam as compras. A opção de pagamento em dinheiro é a mais adotada, alcançando índice de 63% entre os entrevistados. O pagamento no cartão de débito é utilizado por 17% dos consumidores, seguido pelo parcelamento no cartão de crédito (11,0%); à vista no cartão de crédito (5,0%) e parcelado no carnê ou crediário (2,0%).

A preferência pelas formas de pagamento à vista, seja dinheiro ou cartão de débito, é maior entre os consumidores das classes A e B, 88,9%, e do sexo masculino (81,8%).

A maioria dos consumidores, 30%, prefere parcelar ou financiar bens de maior valor agregado, como os automóveis e os eletrodomésticos. Também estão na lista os produtos eletrônicos, 20%, viagem (10%), móveis (5%) e supermercado (5%).

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>